top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

MAURO PAES CORREA

Bom, bonito e barato? Tem!

Muitas pessoas me procuram, buscando orientações sobre qual dispositivo, seja computador ou celular a comprar. Sempre digo que no atual mercado, temos opções para todos os bolsos, havendo apenas o cuidado de fazer sua compra com calma. A primeiro mito que precisamos eliminar de nosso cotidiano é o de que “este ou aquele aparelho não prestam”. Com a evolução da tecnologia, as empresas que fabricam ou montam dispositivos eletrônicos, obrigatoriamente passaram por avanços de qualidade.

Alguns leitores e leitoras vão até me contestar: “Ah, mas aquela marca tal era muito ruim!”. Concordo, há dez anos atrás, muitas marcas eram realmente ruins. Agora, são boas marcas, e o próprio mercado dita a velha regra de que quem não se reinventa, pode fechar as portas.

Vamos a um exemplo bem simples: seu celular quebrou, você fez o envio de seu aparelho para o conserto e ele “não valia à pena consertar”. Para seu bolso, é mais vantajoso comprar um novo celular. Seu dinheiro está curto ou tem interesse em apenas investir o mínimo necessário para seu dia a dia, recomendo as seguintes dicas:

• Todas as marcas de renome, agregam valor à sua marca, logo são mais caros.

• Há bons fabricantes entrando no cenário nacional. Independente do celular que você queira comprar, pesquise sobre ele na Internet, principalmente no site reclameaqui.com.br. Se houver muita reclamação, pense em outro aparelho.

• Nem tudo que se vende na Internet é ouro. O preço que você talvez ache o mais atrativo, pode ser encontrado no comércio local, por preço igual ou até mais barato. E o melhor: você compra e sai da loja já utilizando o novo aparelho. As lojas físicas de sua cidade possuem boas promoções. É preciso ter um pouco de paciência e pesquisar em um sábado de manhã os preços dos aparelhos que você está “namorando”.

• Compre um aparelho que realmente atenda suas necessidades. Aparelhos com 32GB de espaço para armazenamento, com uma boa quantidade de memória e uma câmera decente, já permitem utilizar a grande maioria dos aplicativos.

E se eu quiser comprar um celular usado?

Bom, esta também é uma boa idéia. De acordo com a Anatel, pelo número do IMEI é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que pretende comprar. Para quem não sabe, o IMEI é um identificador único para cada celular.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

• procurar na caixa do celular; procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou

digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Atenção: Celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs. O site para você saber se este é um celular impedido (roubado/feito registro de perda) O site para consulta é: https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga


Comentários


bottom of page