top of page

MAURO PAES

Os Golias que se cuidem


A grande lição que 2022 trouxe no mundo das grandes empresas tecnológicas (as famosas big techs), é que não existe zona de conforto. A Meta (grupo de empresas que engloba Facebook, Instagram e WhatsApp), viu seu lucro e ações despencarem diante da rivalidade com o TikTok.

Os jovens, que são parte considerável dos consumidores e usuários na Internet, é que andam ditando as tendências e descobrindo os novos aplicativos. Basicamente, foi o que aconteceu com o TikTok, que inicialmente era considerado muito simples e dificilmente incomodaria os concorrentes e fez uma revolução no mercado.

O curioso é que esta tendência de que gradualmente os internautas assistiriam mais vídeos em redes sociais, foi detectada ao menos desde 2018 e as empresas que estavam dominando o mercado, fizeram poucos movimentos para trazer novidades efetivas para os usuários. Um movimento que o TikTok fez, sem pressão e medo de errar, afinal, eram os desafiantes versus o Golias, que é a Meta.

A onda de demissões que está ocorrendo em todas as grandes empresas de tecnologia, primeiramente é reflexo de retração dos lucros e em alguns casos, como o da Meta, de usuários. As mais de dez mil demissões, mexeram com o mercado.

De forma indireta, as demissões trouxeram um recado para os funcionários e o mercado: é impossível acomodar-se, mesmo que um produto, serviço ou empresa dominem um determinado o mercado. Claro que todo bom administrador conhece este “mantra”, e o que podemos observar é que há uma certa “acomodação fatal”, quando chega-se ao topo.

Os novos contratados, independente que sejam readmitidos ou uma nova força de trabalho, devem levar como regra para seu novo trabalho, o sentido de produtividade e inovação, principalmente agora, que há uma consciência coletiva de que nenhum emprego é garantido. O que muitas pessoas obviamente, esquecem. Para quem preocupa-se com sua carreira, não ficar parado é uma pequena ação e um grande negócio: para sua carreira.


Em tempo

Desejo que você tenha um excelente Natal e que o próximo ano seja não apenas produtivo, mas que sua saúde seja plena e seus projetos sejam realizados no próximo ano. Espero trazer continuamente novas informações para você e que elas, permitam você não apenas manter-se informado, mas garantir sua segurança de todas as formas no ambiente cibernético.

Agradeço a equipe do Panorama e principalmente a você leitor(a), que nos acompanha no jornal impresso, site e redes sociais.

Seguimos juntos e fortes para este Natal e o próximo ano que se inicia!

Minha sincera gratidão pela sua leitura e sugestões que recebi de nossa gente, o que dá ainda mais ânimo e motivação em trazer sempre o melhor para você.

bottom of page