top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Maioria dos prefeitos que buscavam reeleição tiveram vitórias expressivas



Dos oito prefeitos que buscavam a reeleição na AMREC, apenas dois não conseguiram seus intentos: o de Lauro Muller - Valdir Fontanella (PP) que perdeu para a médica Saionara Bora (MDB) por 628 votos e o de Treviso Jaimir Comin (PP) que perdeu por 723 votos para o MDBista Valério Moretti.

Com excessão do município de Nova Veneza, onde a disputa foi acirrada e a diferença foi de apenas 160 votos para garantir a reeleição de Rogério Frigo do PSDB; os demais prefeitos fizeram boas votações e superando as expectativas por estarem disputando reeleição.

O campeão na AMREC é o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) que venceu o 2º colocado Anibal do MDB, por uma diferença de 60.908 votos.

Em segundo lugar, o prefeito de Balneário Rincão Jairo Custódio também deu um banho de votos no 2º colocado - Charles do PSDB vencendo com uma diferença de 6.789 votos.

Em terceiro lugar aparece Morro da Fumaça, com o prefeito Noi Coral do PP vencendo o 2º colocado - Moacyr do MDB com uma diferença de 3.858 votos.

Em quarto lugar vem o prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier do PP que venceu a 2ª colocada do MDB - Stela Dagostin Talamini por uma diferença de 3.207 votos.

Em quinto lugar vem o prefeito de Orleans - Jorge Koch do MDB que venceu o 2º colocado do PSD - delegado Ulisses Gabriel por 2.974 votos.

Levando-se em consideração todo o desgaste que quatro anos de administração pode ocasionar na imagem do administrador público municipal, a conclusão para tão expressivas votações é de que as populações destes municípios onde os prefeitos foram reeleitos estavam desejosas de manter a continuidade dos projetos implantados.


Duas mulheres são eleitas para o Executivo Municipal na AMREC



Na eleição de 2016, a candidata PPista Dalvania Cardoso ficou em segundo lugar disputando com o então prefeito MDBista Murialdo Gastaldon.

Esse ano, com apoio do vice, empresário da construção civil Jandir Soratto, construiu um plano de governo pautado em três eixos: saúde, educação e desenvolvimento econômico, propondo um modelo planejado para o crescimento da cidade.

Estas diretrizes garantiram uma vitória com 12.527 votos e com diferença de 2.769 votos sobre o 2º colocado Alex Michels, do PSD.


Já, em Lauro Muller, onde o prefeito Valdir Fontanella - PP buscava a reeleição e era visto como uma força inquestionável, a médica MDBista Dra. Saionara Bora venceu com uma diferença de 628 votos.

Ao lado da vice, Soraia Librelato, a candidata chegou de mansinho conquistando apoio, mostrando as carências existentes no município e apresentando um plano que valoriza ações nas áreas de saúde, turismo e desenvolvimento econômico.

O resultado foi a obtenção de 5.139 votos contra os 4.511 de Fontanella.

Saionara e Dalvania tornam-se as primeiras mulheres a serem prefeitas dos municípios de Lauro Muller e Içara, respectivamente.



Os prefeitos de primeiro mandato na região



O prefeito eleito do município de Treviso - Valério Moretti do MDB , que se elegeu com 2.165 votos, venceu com uma diferença de 723 sobre o candidato a reeleição, Jaimir Comin do PP.

Moretti já havia disputado o cargo em 2016, quando perdeu para Jaimir por apenas 146 votos.

Em Siderópolis, o tucano Franqui Salvaro conquistou mais uma prefeitura para o PSDB, na disputa mais acirrada desta eleição na AMREC.

Franqui, que fez 3.924 votos, venceu por uma diferença de apenas 16 votos sobre o 2º colocado Xande - MDB, o qual fez 3.908 votos e tinha o apoio do atual prefeito Helio Cesa.

Em Forquilhinha, onde até parentes estavam disputando em partidos diferentes, José Claudio Gonçalves - o Neguinho do PSD se elegeu com 7.748 votos e mantendo uma diferença de 2.596 para o candidato do PP Lei Alexandre que fez 5.152 votos.

Já em Cocal do Sul, o MDBista Fernando de Fáveri se elege com 5.674 votos mantendo uma diferença com a 2ª colocada Aninha do PP de 1.199 votos.

Fernando, que havia perdido para Ademir Magagnin em 2016 quando este buscava a reeleição, agora vence a vice-prefeita que está neste cargo do poder administrativo sulcocalense desde 2012.



Comments


bottom of page