Recurso visa incentivar produções culturais no município com artistas independentes
Os produtores culturais de Içara receberam uma grande notícia. Com a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, o município irá receber R$ 499 mil para fortalecer a cultura içarense e os artistas independentes locais. O recurso é proveniente do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, após a aprovação do Plano de Trabalho elaborado pelo município.
Na quarta-feira, dia 4, a Fundação Cultural de Içara (FCI) promoveu a segunda palestra para sanar dúvidas de produtores interessados em inscreverem projetos. O segmento terá acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública conforme determina a lei. E, como resultado, a população poderá acessar uma série de ações culturais, como cursos, festivais e cinemas itinerantes.
“O próximo passo é fazermos o edital, com as sugestões retiradas dos encontros públicos, que irá definir quem irá aderir. As categorias dividem-se em audiovisual, literatura, teatro, entre outras. Os produtores poderão participar de um curso sobre como ingressarem à lei e ficarem por dentro das próximas etapas. É necessário morar há no mínimo dois anos em Içara e apresentar um projeto que contemple a questão social e de diversidade”, informa Mylena Cechinel, a Myla, presidente da FCI.
A expectativa é de que os projetos sejam apresentados até setembro deste ano, para serem analisados pelos pareceristas que serão contratados. Até o final de dezembro, os produtores aprovados já devem receber o recurso.
Comments