Foto: Willian Medeiros de Quadros (esq.), novo vice-presidente do COJE, ao lado de Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior (dir.), novo presidente do Colégio.
Na noite da segunda-feira 7/08, o juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Willian Medeiros de Quadros, tomou posse como vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE).
A cerimônia ocorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília - DF, e foi transmitida pelo Youtube.
“Como integrante do Pleno do TRE-SC e primeiro representante catarinense a integrar a vice-presidência do COJE, sinto-me honrado e orgulhoso de integrar a diretoria dessa singular instituição, canal de extrema importância no relacionamento do Tribunal com a sociedade”, destacou o juiz.
Fundado em 2011 na cidade de Fortaleza, o COJE é composto pelos ouvidores dos TREs e tem entre suas principais funções zelar pelas prerrogativas institucionais das Ouvidorias Eleitorais. Já as Ouvidorias têm como missão servir de canal de comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral, orientando, transmitindo informações e aprimorando as atividades desenvolvidas pelos tribunais e cartórios.
Willian foi eleito ao lado de Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior (TRE-GO), que assumiu a presidência do Colégio. Em seu discurso de posse, o novo presidente defendeu um papel ativo das ouvidorias.
“Cada vez mais se mostra importante que as ouvidorias não apenas recebam, mas busquem escutar as vozes, muitas vezes abafadas, dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis e minorizados. A nova ouvidoria deve ir além e ir àquele que precisa ser ouvido, sob pena de permitirmos que injustiças e ofensas à democracia e à cidadania sejam perpetuadas”, disse.
A nova mesa diretora conta ainda com Lídia de Abreu Carvalho Frota (TRE-AM), no cargo de 1ª secretária, Anna Graziella Santana Neiva Costa (TRE-MA), como 2ª secretária e Allan Titonelli Nunes (TRE-RJ), como 3º secretário.
Também estiveram presentes na cerimônia de posse o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, o secretário judiciário, Maximiniano Simões Sobral, e o chefe da Seção de Protocolo, Jean da Silva Oliveira.
Biografia
Willian Medeiros de Quadros é natural de Palhoça, Santa Catarina. Filho de Valdir Argemiro de Quadros e Sandra Regina Medeiros de Quadros. É casado com Suzana Palmira Eberle Beviláqua e pai de Beatriz e Laura. É bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, com Especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direito Eleitoral pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático.
Advogado militante desde 2008, é sócio fundador da Banca Amaral e Silva e Quadros Advogados Associados, onde pratica a advocacia ao lado de Antônio Fernandes do Amaral e Silva, Ex-Presidente do TRE-SC. Na Ordem dos Advogados do Brasil, Willian foi Delegado Adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina para a Subsecção de Palhoça e também integrou o Tribunal de Ética e Disciplina da Instituição. Foi, ainda, Procurador do Município de Palhoça e Procurador Jurídico da APAE de Palhoça, dentre outras atividades profissionais e acadêmicas.
No TRE-SC, foi nomeado juiz titular na classe Jurista para o biênio 2022/2024. Na função de juiz Ouvidor, atua desde fevereiro de 2023.
Por Vinicius Claudio Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC
Comments