top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Jornalista sul catarinense lança projeto virtual Amazônia Vive

Trabalho será apresentado neste final de semana no maior evento científico da América Latina



Jornalista sul catarinense Júlio Cancellier criou metaverso para a Exposição organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), que permite conhecer a Floresta Amazônica à distância e com um olhar voltado para a preservação ambiental.

Conectar as pessoas com os povos originários e à maior floresta tropical do mundo.

Essa é a proposta do projeto socioambiental virtual Amazônia Vive, um metaverso criado para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, que acontece de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O ambiente digital permite visitar a Floresta Amazônica sem sair do lugar. Basta acessar o conteúdo imersivo de onde estiver, com um óculos de realidade virtual, computador ou um smartphone.

A experiência proporciona a uma pessoa entrar na mata, navegar pelo rio, conhecer construções ribeirinhas, fauna e flora da Amazônia. Também permite visitar uma galeria com fotografias, infográficos e uma história em quadrinhos que visa conscientizar o público infantil para a necessidade de preservar o meio ambiente.

O passeio virtual durante a experiência no metaverso inclui a observação de ocas indígenas, rio voador, foz mista do Rio Amazonas, queimada, desmatamento, garimpo ilegal e o trabalho dos órgãos de fiscalização e monitoramento.

“A experiência conecta o usuário à Amazônia e à questão ambiental, democratizando o ambiente de metaverso, ao permitir que mais pessoas interajam com o bioma em seu computador, celular ou até por meio dos óculos de Realidade Virtual”, explica o jornalista Júlio Cancellier, responsável pelo projeto e que no ano passado também criou o Metaverso da Urna Eletrônica, igualmente lançado na reunião anual da SBPC e premiado pela Associação Catarinense de Imprensa.

Localizada em um estande na SBPC Jovem, a exposição Amazônia Vive disponibilizará óculos VR para a experiência. O usuário poderá acessar dois espaços no metaverso e assistir ao filme 360° Amazônia Viva, que faz uma imersão pela região do Rio Tapajós, na Amazônia.

A exposição que concilia os mundos virtual e físico é uma iniciativa do SindCT, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio da Softex.

Comments


bottom of page