Jornal Panorama completa 30 anos neste mês de dezembro
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Jornal Panorama completa 30 anos neste mês de dezembro


Neste mês de dezembro o Jornal Panorama completa 30 anos de ininterrupta circulação e continua sob a direção dos sócios que o criaram em 1992 - os jornalistas Sérgio Costa e Marcia Marques Costa.

Durante todo este tempo, muitas pessoas colaboraram para que assuntos de interesse de vários segmentos de Urussanga e Região, fossem evidenciados através deste meio de comunicação que representa a evolução tecnológica da imprensa escrita urussanguense.

Firmando-se como o jornal escrito com mais tempo de circulação na história de Urussanga, o Panorama trouxe na capa de sua primeira edição a foto de três grandes lideranças políticas da época.

Vanderlei Olívio Rosso - prefeito de Urussanga, ladeado por seu vice-prefeito Ìtalo Rafael Zaccaron que se elegeu como primeiro prefeito de Cocal do Sul e José Vânio Piacentini, que foi o sucessor de Vanderlei na prefeitura de Urussanga.

Saudoso Aldo Bonissoni era o titular da página 10 com sua coluna sobre esportes, com Sérgio Costa assinando o Fato Dito Feito e Marcia Marques Costa evidenciando os acontecimentos sociais com o espaço Ella’s.

Com o primeiro exemplar tendo sido entregue para o saudoso Monsenhor Agenor Neves Marques, Panorama nasceu em meio ao clima de Natal e foi abençoado com a luz que sempre guiou seus Diretores e Colaboradores no caminho da fé em um mundo melhor.

De lá para cá o trabalho foi palavra constante , incentivando a busca do aprimoramento e adaptação às rápidas mudanças tecnológicas.

Da pequena máquina de datilografia para redigir laudas que eram levadas para a Gráfica Eliane para serem diagramadas e impressas; das máquinas fotográficas analógicas e cujos filmes precisavam ser revelados no Foto Zapelini em Criciúma para agilizar todo o processo, o Jornal Panorama tornou-se pioneiro em muitos quesitos.

Mais de 25 mil páginas foram escritas e mais de 2 milhões de exemplares foram distribuídos em Urussanga e região durante estas três décadas.

Diante de números tão expressivos, resta a satisfação de receber a confiança dos leitores que, desde 1999, apontam anualmente este semanário em suas preferências nas pesquisas de opinião pública feitas por vários institutos.

OBRIGADO!


Panorama registra festa da vitória de duas edições da Copa do Mundo

Dos cinco títulos que o Brasil conquistou na Copa do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) o Jornal Panorama registrou a festa urussanguense de dois. O primeiro registro feito por este semanário foi em 1994 e o pentacampeonato veio em 2002 com muito foguetório, carreatas e festas.

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira realizada em território asiático e também a primeira com duas sedes, Japão e Coreia do Sul.

Campeã da edição anterior, a França era apontada como favorita, mas o Brasil venceu por 2 a 0 sobre a Alemanha no estádio de Yokohama, trazendo a taça para terras tupiniquins.

Todavia, foi na Copa de 1994 que os corações dos urussanguenses ficaram divididos.

Cidade colonizada por imigrantes italianos e tendo reativado oficialmente um intercâmbio com gli amici através do Gemellaggio, Urussanga viu Brasil e Itália disputando a final do campeonato em plena VI Festa do Vinho e apresentações de artistas nacionais como Originais do Samba, Angélica, kid Abelha, Zeze di Camargo e Luciano, Roberta Miranda, Banda Cheiro de Amor e Jorge Ben Jor.

E o grito de vitória do Brasil chegou depois de fortes tensões num jogo disputadíssimo. Mas veio junto com o sentimento de pesar pelos amigos da pátria-mãe, após as emoções vividas na definição por pênaltis que mostrou a força das duas equipes num resultado de 3 a 2 para a Seleção Brasileira.







bottom of page