Jornal Panorama comemora mais um prêmio em pesquisa de opinião pública

Desde 1999 recebendo prêmios de vários Institutos de Pesquisa, Equipe Panorama comemora espaço conquistado pelo Jornal também no mundo virtual

Há 23 anos se destacando em pesquisas de opinião pública feitas por diferentes institutos, tanto catarinenses quanto de estados vizinhos, o Jornal Panorama chega ao ano em que completará seu trigésimo aniversário comemorando conquistas.


Esta semana, a editora deste semanário - Marcia Marques Costa, recebeu os dados da pesquisa feita pela FAMA Pesquisas e Publicidade, entre os dias 3 e 5 de maio deste ano, entrevistando 321 pessoas em vários pontos do município de Urussanga.

Para a alegria de toda a Equipe, Panorama se mantém na liderança com 56% de preferência entre os entrevistados, alcançando uma diferença de 31% em relação ao 2º colocado.

Outra boa notícia na semana foi o espaço conquistado no mundo virtual, onde a página do Panorama no Facebook ultrapassou os 9 mil seguidores.

“São números que, colocados lado a lado, atestam a autenticidade da pesquisa de opinião pública. E isso é gratificante. Primeiro porque todos os colunistas e colaboradores do Panorama buscam fazer o melhor no registro do dia-a-dia da nossa gente. Segundo porque todos os seguidores conquistados na internet foram de forma espontânea, sem pagar por anúncios ou impulsionar páginas”, afirmou Marcia ao acrescentar que a história deste semanário é parte da própria evolução da imprensa escrita em Urussanga.

“São 30 anos na busca do aprimoramento, de adaptação às mudanças rápidas e radicais que exigiram grandes esforços.

Eu e o Sérgio iniciamos com uma máquina portátil de datilografia, uma máquina fotográfica analógica com seus filmes que precisavam ser revelados em Criciúma e sonhos a serem realizados.

Conseguimos o pioneirismo da impressão em off set do jornal, o que representou um avanço tecnológico bem expressivo na ocasião, tivemos que nos adequar ao uso do primeiro computador utilizado em uma redação de jornal na cidade e com o detalhe que precisamos aprender a lidar com programas de edição e diagramação que haviam sido criados naquela época, praticamente como autodidatas, pois não havia tutoriais disponíveis no youtube. Inovamos com a criação do primeiro site de notícias de Urussanga e continuamos aprendendo.

Hoje, se falarmos com um jovem ou adolescente, ele nem vai saber o que é datilografia. É um outro mundo, completamente diferente do que era há 30 anos e que nós tivemos que nos adequar continuamente para nos mantermos no mercado.

Nós só temos a agradecer a todos que acompanham o trabalho da Equipe Panorama e seguem conosco nesta caminhada”, concluiu Marcia.


Já o Diretor Sérgio Costa, que também assumiu o papel de repórter na mídia digital do Panorama, diz que é gratificante este reconhecimento.

“Eu estou com 71 anos e, destes, 30 são no Panorama. Gosto de fazer este trabalho de reportagens para a nossa mídia digital.

Todo dia se aprende algo novo. Às vezes sai um Meu Deus, acontece um erro na live ou na gravação, um imprevisto com o microfone, mas vamos nos adaptando e vencendo as dificuldades impostas pelas constantes mudanças tecnológicas.

Quando comecei no meio jornalístico ainda se usava o telefax e o mini gravador tinha quase 20 cm de largura. A máquina fotográfica também era pesada e sempre corríamos o risco de perder todas as fotos ao tirar o rolo do filme. Filmadora portátil, então, era um peso danado. Era preciso muito fio a ser estendido para fazer uma simples transmissão pelo rádio.

Hoje, todos estes equipamentos e outros que nem existiam na época, estão num celular do tamanho da minha mão. Só ter podido conhecer todas estas mudanças já é uma benção e chegar 30 anos depois com 56% de preferência e tantos seguidores assim na internet é motivo de muita felicidade” concluiu Sérgio.