Joelma - primeira mulher presidente da Associação Empresarial de Urussanga


Momento em que Joelma Fornasa encerrou seu pronunciamento na cerimônia de posse, e agradeceu a oportunidade de liderar a ACIU pelos próximos dois anos. Ao seu lado, o vice Gialdino da Luz e o vice-prefeito Jair Nandi. Fotos Sérgio Costa



Na noite da última terça-feira 21/06, a Vinícola Mazon sediou um evento que ficará na história de Urussanga. Neste dia e local, foi empossada a nova Diretoria da Associação Empresarial de Urussanga- a ACIU.

O fato que tornou este evento tão especial foi o pioneirismo da empresária urussanguense Joelma Fornasa, a 1ª mulher empossada para assumir a Presidência desta instituição, criada em 8 de outubro de 1973.

Representante do Grupo Ibrap, Joelma participa da Diretoria da Aciu há vários anos e até 2024 será responsável por dirigir a Associação que comemorará Jubileu de Ouro no próximo ano. É importante registrar que Joelma é a segunda da família Fornasa a assumir a Presidência da Aciu. O primeiro foi seu irmão e Diretor Presidente do Grupo Ibrap - Geraldo Fornasa na década de 1980.

Da cerimônia


Prestigiada por familiares, amigos, autoridades locais e regionais.

Assim foi a cerimônia de posse da nova Diretoria da Aciu, cuja Mesa de Trabalhos foi formada pelo presidente que entregava seu cargo - Gialdino da Luz, pelo Vice-Presidente Regional da FACISC - Ubirajara Francisco Machado Pickler, o Vice-Prefeito de Urussanga Jair Nandi e o Presidente da Câmara de Urussanga - Elson Roberto Ramos.

Simbolizando a posse, Joelma recebeu um Diploma e um pin de lapela do representante da Facisc e, na sequência, todos os membros da nova Diretoria foram convidados a assumirem seus cargos.

Representante da Facisc Ubirajara Francisco Machado Pickler, vice-prefeito Jair Nandi e presidente da Câmara Elson Roberto Ramos fizeram uso da palavra desejando sucesso aos recém empossados e salientando a importância da união em torno de objetivos e da participação de várias pessoas de muitas gerações para o sucesso da história da ACIU.

A presidente Joelma, emocionada, disse em seu discurso: “Na minha vida pessoal, eu honro meus antepassados. Os bisavós que vieram da Itália, o trabalho dos avós na lavoura, meu pai que começou a vida com plantação de uvas e depois participou da construção de duas usinas hidrelétricas, sua grande obra aqui em Rio Palmeiras, Urussanga. E minha mãe, que mecanizou o tricô, comprando a primeira máquina de tricô de Urussanga.

Dito isto dos meus valores particulares, eu agradeço a ACIU pela oportunidade e confiança em me escolherem para gerir esta entidade.”

Joelma agradeceu seus antecessores no cargo reconhecendo o trabalho e esforço dedicados por todos, lembrou que seu irmão Geraldo foi o segundo Presidente da Aciu e evidenciou a importância do associativismo na luta pelo desenvolvimento sócio-econômico da cidade e da região.

Dando sustentação a sua tese, Joelma disse que “ as ossadas humanas mais antigas, encontradas em qualquer região do mundo, nunca estão sós, sempre em grupos. O espírito do associativismo baseia-se principalmente na participação, na colaboração, na solidariedade e na cooperação.

Exercendo o verdadeiro associativismo, quais seriam os benefícios? Seriam: força social, força política, ambiental e econômica.

Nós, como Diretoria Aciu, gestão 2022/2024, propomos foco, em primeiro lugar, educação. Para despertar e estimular o espírito empreendedor”.

A nova Presidente falou ainda em evidenciar práticas de gestão, cases de sucesso, qualificação e capacitação da mão-de-obra local, disseminação do conhecimento com projeto empresa/escola, apoio a projetos para moradias, reivindicar ações e buscar agilidade junto ao Poder Público visando melhorias para o escoamento da produção, lutar por serviços públicos de qualidade que possam colaborar com o desenvolvimento da cidade.

Após elencar itens que pretende implantar na entidade para colaborar com os associados, Joelma anunciou a criação de novos Núcleos setoriais da Aciu, que serão: o Núcleo da Mulher Empresária,Núcleo de Tecnologia e Inovação, além de reativar o Núcleo de Jovens Empreendedores e o Núcleo Metalmecânico.

Finalizando seu pronunciamento, a primeira mulher a assumir a presidência desta conceituada associação mostrou seu lado filosófico e sua fé, dizendo: “Deus, na pessoa de Jesus, que nunca estava só, sempre pregando em grupo, nos ensinou que o associativismo é a base para a construção de um mundo melhor.

Desde a pré-história, nossos ancestrais entenderam que não há futuro sem o associativismo.

A essência do associativismo está no desenvolvimento do pensamento coletivo. Sozinhos podemos fazer algumas coisas, mas, juntos, podemos fazer grandes e lindos feitos.

Vamos trabalhar em sinergia: Aciu, Poder Público e comunidade, consagrando realmente que a união faz a força”, concluiu Joelma.






Das presenças

Prestigiando o evento, estiveram o Delegado de Polícia Civil em Urussanga - Márcio Campos Neves Campos, Tenente da Polícia Militar e Comandante da PM em Urussanga - Henrique Carrer Arente, presidente da CDL - Leonardo Felippe, diretora de indústria da FACISC - Thayni Librelato, presidente da ACIO de Orleans - Ítalo José Zomer, diretora da ACIVA de Araranguá - Vanilsa Oliveira e também o Presidente do Comites - PR & SC Eduardo Bonetti que muito bem conduziu o cerimonial carinhosamente preparado por Gerusa Fontanella R. Alves.