O inverno de 2023 foi mais quente do que o normal em Santa Catarina e a estação meteorológica de Urussanga (Epagri/Inmet), a 48 metros de altitude, não registrou geada neste ano.
Essas foram as afirmações feitas por Márcio Sônego, da Epagri em Urussanga.
Segundo ele, “algumas localidades registraram geadas, tal como ocorreu nos altos do Belvedere nas madrugadas dos dias 26, 27 e 28 de agosto. Cabe lembrar que até os anos 80 havia em média de 4 a 8 registros de geada na estação meteorológica de Urussanga, e o último ano com mais registros de geadas foi em 2000, com 12 eventos.
Então veio a primavera na madrugada do dia 23 de setembro de 2023, trazendo chuvas para toda a região. Nos primeiros 26 dias de setembro já havia chovido 190 mm, 45% a mais do que os 131 mm esperados para o mês todo. Os seguidos dias de chuva têm dificultado trabalhos ao ar livre tanto na cidade como no campo. Os tratamentos fitossanitários das lavouras, e até mesmo o trabalho de polinização das abelhas tem sido interrompidos por causa dos dias chuvosos.
O ano é de El Niño, o que normalmente causa mais chuvas na primavera da região Sul do Brasil, enquanto para o Norte/Nordeste a tendência é chover menos. Chamou atenção também as altas temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste do país, com temperaturas recordes acima dos 40°C.
Mas setembro de 2023 vai deixar sua marca por alguns anos, pois no dia 18 Urussanga registrou temperatura máxima de 40°C, a maior para o mês desde a abertura da estação em dezembro de 1923.
E o mês outubro promete ter chuvas acima da média, além de noites e tardes mais quentes também”, conluiu Sônego.
Comments