top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Intercâmbio - Pedras Grandes e Belluno farão Pacto de Amizade


O município de Pedras Grandes está próximo de consolidar o primeiro pacto de amizade com uma cidade italiana que vai promover um sistema permanente de trocas culturais, profissionais, turísticas e esportivas, valorizar as tradições da cultura italiana e organizar encontros temáticos sobre a cultura vêneta e, em particular a imigração bellunesi no Brasil.

Esta semana, o ministro do Governo Meloni para os negócios regionais e autonomia, Roberto Calderoni, aprovou o estatuto do pacto que deverá ser autorizado até o final de fevereiro. A partir do ato de assinatura, o Pacto terá duração de 10 anos, com renovação automática.

A informação foi transmitida ao prefeito Agnaldo Filippi pelo vereador da cidade de Belluno, Roberto Ferro (consigliere comunale).

“Na semana que vem repasso à Pedras Grandes a minuta do estatuto enviada pelo ministério para assinatura de consentimento. No final de fevereiro a resolução será apresentada aos conselheiros da Comune di Belluno para homologação. A partir de março deveremos estar em Pedras Grande para a assinatura oficial do Pacto de Amizade”, comunicou Roberto Ferro.

O Pacto de Amizade entre a comune de Belluno e a cidade de Pedras Grandes começou a ser construído em abril de 2022 com a visita do prefeito Agnaldo Filippi e do secretário de Turismo, Júlio Cancellier, à Itália, com apoio do intérprete e especialista em cidadania italiana, Artur Bianchini. Os primeiros contatos foram com o presidente da Associação Bellunesi nel Mondo, Oscar de Bona, com o arquiteto Marcello Mazzucco e com o presidente da Província de Belluno, Roberto Padrin.

“A ideia de promover essa troca entre as duas partes nasceu do fato que Pedras Grandes foi colonizada pelos italianos, e que Azambuja foi o lugar onde chegaram os primeiros colonos vênetos no ano de 1877. Os bellunesi foram uma significativa parte dos colonizadores, tanto que na cidade tem uma grande presença de sobrenomes bellunesi e que muitos cidadãos de Pedras Grandes hoje moram em Belluno e arredores”, salientou Agnaldo.

A proposta de pacto encontrou acolhida em lideranças políticas de Belluno, como Oscar de Pelegrin e Roberto Ferro, que na época estavam em campanha para as eleições administrativas municipais.

O prefeito de Pedras Grandes foi apresentado a eles em um encontro com a comunidade brasileira organizado pela pedras-grandense lá residente, Vilma Geremias e Andrea Ferro, no restaurante Buona Tavola, em Belluno.

Oscar De Pellegrin e Roberto Ferro se elegeram respectivamente sindaco e conselheiro da Comune de Belluno e a partir daí passaram a cumprir o compromisso assumido de formalizar o Pacto de Amizade.


Comments


bottom of page