Iniciada revitalização do Casarão Nichele


A edificação mais amada pelos urussanguenses e que causa grande admiração aos visitantes, pertence aos descendentes da Família Nichele e estava sofrendo a ação destrutiva do tempo.

Isso mesmo: estava. Pois a partir desta semana, a centenária edificação receberá melhorias que garantirão a continuidade da sua imponência e de seu estilo arquitetônico.

Situada exatamente na ponta de um triângulo que define o início de três endereços: a Rua Barão do Rio Branco, a Praça Anita Garibaldi e a Av. Presidente Vargas, o Casarão Nichele já abrigou um armazém de secos e molhados, foi residência do fundador da empresa EFLUL e por vários anos serviu de palco para o talento de urussanguenses em apresentações artísticas no Natal Encantado.

Esta será a primeira e mais complexa etapa do restauro da edificação: a recuperação da cobertura, cujo projeto foi submetido à Fundação Catarinense de Cultura em 2018, e teve sua aprovação formalizada apenas este ano de 2022.

Toda a madeira utilizada para a cobertura veio de Mato Grosso. Vale ressaltar que as obras de restauro estão sendo viabilizadas pelos herdeiros de Bernardo Nichele e Maria Olga Nichele Rocha, sem qualquer tipo de incentivo governamental.