top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Imagem divulgação do XVII Ritorno alle Origini é de fotógrafo urussanguense


Augusto Trevisol retratou em 2012, o avô e o primo em um momento comum

do dia a dia na propriedade da família, localizada no interior do município



Era mais um dia comum de trabalho na propriedade da família Trevisol, localizada na comunidade de Rio Caeté, interior de Urussanga. O jovem Augusto Trevisol, já apaixonado por fotografia, registrava algumas imagens na cantina do local, até que uma cena chama atenção do jovem, na época com 20 anos: seu avô Angelin, a caminhar pela estradinha de terra, e o primo e afilhado, Miguel, correndo logo atrás. O melhor clique de um registro espontâneo, de uma cena cotidiana, foi feito, e hoje, marca a divulgação do XVII Ritorno alle Origini, tradicional festa urussanguense.

A imagem, trazida em tom sépia no cartaz oficial, foi registrada em 23 de fevereiro de 2012. "Eu gostava de registrar alguns momentos da vinícola e da família. Eu estava na cantina registrando algumas coisas, até que eu vi o meu vô indo cortar o capim para tratar o gado. Ele tinha algumas vacas de leite, porque ele gostava, era o hobby dele. O Miguel adorava os boizinhos, adorava correr atrás do avô para ajudar. E eu vi eles indo, e surgiu a oportunidade de registrar, de forma espontânea, esse momento. Meu avô assobiava naquela hora, era um outro costume dele", lembra o fotógrafo, hoje com 31 anos.

Miguel, aos 13 anos atualmente, não se recorda do momento da fotografia, mas traz consigo, boas memórias do curto convívio com o avô. Angelin faleceu em outubro de 2014, mas deixou aos netos e familiares, muitas lembranças boas de se contar. "Essa convivência dos netos acompanhando o dia a dia dos avós era comum. Para nós era nossa diversão. Era uma brincadeira disfarçada de ajuda, mas que são memórias lindas. Quando eu olho, penso no quanto essa imagem representa na vida de outros descendentes e netos do nosso município e região. Essa foto fala por muitos", afirma Augusto.

A rotina do trabalho na roça, e a presença dos netos durante esse trabalho, de fato é uma memória comum há muitos de Urussanga, inclusive, nos dias atuais, nas centenas de propriedades rurais que ainda mantém viva a tradição e os costumes italianos. Costumes estes, que devem ser ressaltados durante o XVII Ritorno alle Origini, que será realizado de 26 a 28 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. A programação repleta de atrações culturais, contará ainda com olimpíadas rurais, exposições, desfile cultural e muita gastronomia. A programação completa, deve ser divulgada na próxima semana, nas redes oficiais da Prefeitura de Urussanga.


Paixão e dedicação pelo trabalho

Uma característica da cultura italiana, observada por Augusto, que desde criança marcou sua vida, é a ligação e o amor pelo trabalho. "A cultura italiana, para mim, sempre esteve diretamente ligada a paixão pelo trabalho, o esforço, a realização das coisas. Meus avós, meus pais e parentes, sempre com muito afinco, traziam o trabalho para a vida deles para garantir o conforto da família. Me encanta o amor e o carinho que eles tinham pelo trabalho e pelo que eles produziam, seja no cultivo da uva, na criação de gado, sempre valorizando esse trabalho e os frutos colhidos através dele", destaca o fotógrafo, Augusto Trevisol.

Formado em Engenharia de Produção, até o final de 2020 Augusto se dedicava a ajudar no trabalho da Vinícola da família. Porém, apaixonado pela fotografia desde os 18 anos, ele decidiu seguir a sua paixão: trabalhar profissionalmente com fotos.

"Quando eu tinha 18 anos, comprei a minha primeira câmera para uma viagem planejada que acabou não dando certo, mas a câmera permaneceu, o estudo acerca da fotografia começou e desde então não parei mais. Me apaixonei pela fotografia. De início era um hobby, fotografava a família e os amigos, e fazia registros do dia a dia. A pandemia deu uma reviravolta na vida de muita gente, e no final de 2020, o coração começou a falar mais alto e com tudo acontecendo, escolhi seguir o sonho de ser fotógrafo", lembra.


Foto faz parte do acervo da cultura

A foto de Augusto, faz parte do Acervo Cultural de Urussanga. Ela foi enviada para um concurso fotográfico, promovido pelo Foto Clube há alguns anos. "Infelizmente, na época não ganhei o concurso, mas fiquei muito feliz que agora ela vai fazer parte do Ritorno alle Origini, representar a nossa cultura. Fui presenteado com isso. Uma foto que vai representar essa tradicional festa do município", pontua.

bottom of page