IDEB 2021: Urussanga alcança 1º lugar da AMREC nos anos iniciais
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

IDEB 2021: Urussanga alcança 1º lugar da AMREC nos anos iniciais

Na avaliação dos anos finais, o município alcançou o 3º lugar das escolas públicas e 4º lugar das redes municipais

Os cálculos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, foram divulgados na última sexta-feira (16), e trouxeram boas notícias para a educação urussanguense. Urussanga alcançou o 1º lugar geral entre os doze municípios da AMREC na avaliação que mede o desempenho dos anos iniciais (1 ao 5º ano). O destaque veio entre as escolas públicas, que receberam nota 7. A rede municipal levou nota 6,9, enquanto a estadual 7,1 na análise.

Com relação aos anos finais (6 ao 9º ano), Urussanga alcançou o 3º lugar geral na AMREC, com nota 5,3 na rede pública. As escolas municipais alcançaram a média 5, chegando ao 4º lugar, e as estaduais, a nota 5,4, marcando o 1º lugar regional.

“Esses dados são importantes, para nos mostrar que nosso trabalho está no caminho certo. Os estudantes ficaram um ano em casa, com aulas online devido a pandemia, e em 2021 tiveram que fazer a prova. Isso nos deixou muito preocupados devido a defasagem de aprendizagem, mas mesmo assim, obtemos um ótimo resultado, ultrapassando a meta esperada nos anos iniciais”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas do Saeb foram aplicadas entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021 em todo o Brasil.

“Nos anos ímpares as provas são realizadas, e nos anos pares, recebemos os resultados. Temos que ressaltar o trabalho realizado por todas instituições de ensino e agradecer ao trabalho dos profissionais que mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, buscaram o melhor para a educação, e alcançaram com os alunos, esse resultado”, frisa Janea.

Vale destacar que os resultados de Urussanga estão acima da média nacional e estadual, que ficaram em 5,5 e 6,2 nos anos iniciais e 4,9 e 5 nos anos finais, respectivamente. “Continuaremos investindo na educação. É nela que vemos o futuro do nosso município e do nosso país ser desenhado. Uma sociedade mais justa e igualitária, começa com uma educação de qualidade. Esse é um importante pilar na sociedade e com certeza na nossa administração”, pontua o Prefeito Gustavo Cancellier.

bottom of page