Até este sábado, município irá promover diversas atividades
com foco no fortalecimento familiar
A 2ª Semana Municipal de Valorização da Família teve início na noite da terça-feira, dia 9, em Içara. O auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti, foi palco da abertura com uma apresentação do Coral Infantil da Fundação Cultural de Içara (FCI), seguida de uma homenagem às famílias acolhedoras do Serviço de Acolhimento Familiar do município.
De acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, a essência das famílias acolhedoras deve ser difundida como o símbolo do fortalecimento familiar. Apesar não terem grau de parentesco com os acolhidos, estes pais e mães se prontificaram a recebê-los de braços abertos para abrigá-los em um lar seguro e repleto de amor para o desenvolvimento.
“O Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras acabou de completar 21 anos em Içara. É um trabalho lindo de amor ao próximo, onde crianças e adolescentes vítimas de abuso, violência ou negligência por parte da família biológica, são acolhidos por uma nova família para seguirem adiante”, afirmou a prefeita.
Todas as famílias acolhedoras são cadastradas na Prefeitura e passam por avaliações, visitas e treinamentos para bem receberem os novos membros.
“Os acolhimentos só acontecem após a autorização do Poder Judiciário. Diante da situação, identificamos qual a melhor família para encaminharmos essa criança”, acrescenta Eduardo Michels Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Atualmente, o município possui seis famílias acolhedoras para nove jovens acolhidos.
Para encerrar a noite, a médica psiquiátrica Milliane Rossafa ministrou a palestra com o tema: ‘A Importância da Família na Saúde Emocional dos Filhos’.
Até este sábado, dia 13, o Governo Municipal irá promover diversas atividades com foco no fortalecimento familiar. As ações são fruto da parceria entre diversos setores da Prefeitura, envolvendo as Secretarias de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, de Educação, Ciência e Tecnologia, de Saúde, e as Fundações Municipais de Esporte (FME), Meio Ambiente (Fundai) e Cultura (FCI).
Commentaires