top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Giovanni Battista Fontanella - 150 anos de nascimento

No dia 26 de outubro, a Família Fontanella comemora os 150 anos de nascimento do imigrante italiano Giovanni Battista Fontanella.





Da história


O imigrante italiano Gio Batta (irmão de Giovanni) chegou ao Brasil em 1881 e escreveu uma carta ao seu pai Domenico, na Itália, incentivando-o para que embarcasse para o Brasil, onde havia muita terra e muitas oportunidades de trabalho.

Deste modo, o imigrante italiano Giovanni Battista Fontanella, com origens na localidade de Pirago, Comune de Longarone, Província de Belluno, Região do Vêneto, no ano de 1882 emigrou para o Brasil com 11 anos.

Acompanhou seu pai, Domenico Fontanella, a madrasta, Giacoma Damian Preve, e os irmãos Angelo e Lúcia, respectivamente com 16 e 17 anos.

Cruzaram o Atlântico (trentasei giorni de macchina a vapore) em busca de um novo lar, numa América que era “lunga e larga”. Da família, permaneceu na Itália uma irmã já casada. Assim como aconteceu com todos os imigrantes, deixaram para trás a terra natal, os vizinhos, muitos amigos e parte de suas almas. O primeiro destino de Domenico foi a comunidade de Rio Maior, porém logo se estabeleceu no centro de Urussanga, em terras adquiridas da família Bez Batti.

Viúvo de Catarina Bez, ainda na Itália, Domenico casou-se com a também viúva Giacoma Damian Preve, unindo deste modo essas duas famílias.


Fontanella - o responsável pelas obras de construção da igreja matriz de Urussanga



Giovanni Battista Fontanella grande construtor de casas e igrejas, foi o responsável por coordenar as obras de construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga. Maior símbolo de fé dos imigrante italianos na cidade e emblemático cartão postal.

Em 15 de agosto de 1953 o povo de Urussanga externou a sua gratidão e reconhecimento com uma placa na fachada da igreja matriz, nas palavras do Padre Luigi Gilli proferida no dia da homenagem:

“...da circa 50 anni fà si dedica all arte da muratore, ove con serenità,buona volontà e con capacità profizionale si deve a Battista Fontanella la costruzione di questa imponente per non dire architettonica chiesa matrice, vanto e orgoglio da Urussanghese.

Comments


bottom of page