Gemellaggio é realidade entre Pedras Grandes e Belluno/IT
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Gemellaggio é realidade entre Pedras Grandes e Belluno/IT


Com a presença de lideranças locais, regionais e estaduais, o prefeito de Pedras Grandes - Agnaldo Filippi e o vereador de Belluno - Roberto Ferro, assinaram o Pacto de Amizade - Gemellaggio que une o município brasileiro ao italiano.

O ato principal que culminou com a assinatura para oficialização do Pacto entre as cidades teve lugar na Pousada da Imigração localizada em Azambuja tida como a sede da primeira colônia de imigrantes italianos no Sul. O coral local ficou com o momento do canto do hino de Pedras Grandes, houve a troca de regalos e símbolos oficiais como bandeiras e flâmulas, placas e um quadro trazido especialmente da Itália como mais um presente a Pedras Grandes.

Prefeito Agnaldo Filippi, o Conselheiro Comunale de Belluno Roberto Ferro e até o prefeito de Urussanga - Gustavo Cancellier fizeram uso da palavra durante os atos oficiais de celebração do Gemellaggio.

“ A partir de agora, passamos a viver uma nova realidade histórica, cultural, comercial e de reconhecimento das importâncias relativas a mais um capítulo da história da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina. Queremos ser parceiros, estamos receptivos a tudo o que vier a contribuir com os laços afetivos e comerciais com Belluno e a Itália e alavancar o turismo e demais iniciativas” disse o prefeito Agnaldo. Roberto Ferro, por sua vez, disse que se pode “ ir adiante até mesmo com importantes iniciativas junto a Câmara de Comércio de Belluno, haja vista que esta instituição agora conta com um setor para fomentar empreendedorismo bellunesi no exterior. Isto, apesar de já estarmos há um ano tratando do Gemellaggio é apenas o primeiro passado após transposição de todo o processo burocrático che quasi si è concluso neste momento” afirmou Roberto.




Cerimônia de assinatura

Da esquerda p/direita: prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier, ex-prefeito de Nova Veneza Genésio Spillere, prefeito de Pedras Grandes Agnaldo Filippi e vereador de Belluno Roberto Ferro.

Pároco de Urussanga- Padre Giliardi Gava, e os prefeitos que assinaram o pacto entre as cidades italiana e brasileira.

bottom of page