Gastronomia - saiba onde e o que comer no Ritorno
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Gastronomia - saiba onde e o que comer no Ritorno

O evento acontece de 26 a 28 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga e contará ainda com desfile, olimpíadas rurais e atrações culturais



As entidades e associações urussanguenses já se preparam para oferecer o melhor da gastronomia, a todos os munícipes e visitantes que passarem pelo Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, entre os dias 26 e 28 de maio, durante a programação do XVII Ritorno alle Origini. Um cardápio variado, que em grande parte, destaca a culinária italiana, trazida e difundida na região pelos imigrantes, que há 145 anos fundaram Urussanga.

"Um diferencial das festas de Urussanga, sempre foi a filantropia promovida através do consumo na gastronomia. Vários grupos de serviço e associações têm na venda dos pratos e alimentos ofertados, a principal fonte de arrecadação de valores para manter seus serviços em outros meses do ano. Então, consumindo a gastronomia durante a festa, você estará também, ajudando todos estes projetos, tão importantes no município", lembra a tesoureira da Comissão Central Organizadora e coordenadora da gastronomia, Michele Bez Fontana.


Confira os pratos que serão comercializados no evento, e as entidades e associações responsáveis pelo preparo:

· AMODAMAS: Porções mistas (salame, queijo, polenta e aipim frito), mini pizza, batata frita, salgadinhos.

· APAE URUSSANGA: Risoto (quatro queijos/tirolesa), torresmo pururuca, docinhos, gellato

· CASBEC: Mini pizzas, tábuas, porções, cachorro quente, mini espetos de carne, bebidas diversas.

· CLUBE DOS TREZE: Polenta, macarrão, risoto, galinha ensopada, fortaia de queijo, fortaia de salame, costela de porco frita e saladas.

· CORAL SANTA CECÍLIA: Pizza, minestra, fortaia + salada de rúcula, bandeja de queijo/salame/torresmo.

· FRIULANOS: Parmegiana de frango com queijo e batatas fritas, Parmegiana de carne com queijo e batatas fritas, Pappardelle à bolognese, Pappardelle ao molho branco, Sopa de Cappelletti e Porção de Fritas.

· LIONS CLUBE URUSSANGA: Pastins e massas

· PARAÍSO DA CRIANÇA: Pizza média (Calabresa ou frango), porções de polenta frita/aipim frito, salame fatiado/queijo em cubos.

· ROTARY CLUBE: Bacaria, salame e morcilha grelhados, polenta brustolada, porco mix (salame + polenta + costelinha de porco)

· HOSPITAL NSC: Nhoque


Horário de abertura dos serviços de alimentação

Tanto os serviços de alimentação localizados no interior da Praça D'Itália (Clube dos Treze, Paraíso da Criança e Vinícolas), quanto os demais, localizados no entorno do palco principal do Parque, estarão atendendo a partir das 11h30, todos os dias do evento. A oferta de pratos e bebidas, deve seguir até o encerramento da programação diária.


O Ritorno alle Origini

A festa promove o resgate e a preservação da memória e cultura italiana; e reunirá além de gastronomia típica, muita cultura e música, numa celebração que envolve ainda, a comemoração dos 145 anos da colonização italiana e a fundação de Urussanga. O evento com acesso totalmente gratuito, acontece de 26 a 28 de agosto, no Parque Municipal. Na programação, o Desfile Cultural e as Olimpíadas Rurais também ganham grande destaque.

bottom of page