Fruticultura - Flores trazem esperança de uma boa safra na região
- MARCIA MARQUES COSTA
- 12 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

Enquanto alguns reclamavam das baixas temperaturas do mês passado, houve quem comemorasse: os fruticultores da região sul catarinense.
Embora seja prematura a afirmação de que teremos uma excelente safra por conta da colaboração do clima até aqui, o agrônomo Emílio Della Bruna, que está entre os maiores produtores do Município e Região tanto de uva quanto de frutas de caroço, não esconde o seu otimismo pelo que chama de “bons encaminhamentos”.
Considerando entre outros fatores a boa quantidade de dias frios, uma floração exuberante dando esperança de muitos frutos, cresce a esperança de boas colheitas.
Segundo Emílio, a quantidade de dias frios este ano foi muito boa e propiciando uma brotação com bastante vigor das plantas da fruticultura de clima temperado.
“Temos o pêssego e a nectarina na floração em fase final e ameixa em fase inicial.
Quanto a uva, após a poda dos parreirais, espera-se uma brotação igualmente vigorosa, o que é um aval para uma safra boa.
Mas, como tudo em fruticultura, o comportamento do clima nos próximos meses é o fator determinante para os resultados positivos da safra”, explicou o engenheiro agrônomo Emílio Della Bruna, ouvido esta semana pela reportagem de Panorama SC.