Os vereadores vão encaminhar uma Moção de Repúdio criticando a elevada cobrança
O aumento de 16,08% no valor da fatura da Casan gerou críticas e uma Moção de Repúdio na Câmara de Forquilhinha. Conforme o documento, aprovado pelos vereadores na segunda-feira, dia 17, o elevado aumento traz um impacto orçamentário prejudicando a situação financeira de muitas famílias.
"Além de cobrar pelo esgoto o mesmo valor gasto com a água, sendo que nem toda água utilizada retorna para o tratamento, agora tem mais esse aumento de 16% nas taxas de Água, Esgoto, Serviços e Infrações definido pela Casan. É uma vergonha", declara o vereador proponente da moção, João Paulo Mariot (PP).
Para o vereador Célio Elias (PT), o aumento na fatura supera qualquer índice, visto que o salário do trabalhador foi reajustado entre 3% a 4%. "Eles aumentam e nós pagamos, se não pagar a água é cortada. O que fazer? A sociedade precisa reagir", comenta. "Muitas das ações da Casan são validadas pela agência reguladora, que deveria ser defensora dos direitos do consumidor. Não há justificativa para tanto aumento", acrescenta o presidente da Câmara, Dinho Rampinelli (PL).
A Moção de Repúdio será encaminhada ao governador do estado de Santa Catarina, ao presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e demais agências reguladoras do Estado.
Comments