top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Filme sobre povo Xokleng será apresentado para alunos urussanguenses

Entre os dias 15 e 19 de abril seis escolas serão premiadas com a apresentação do trabalho elaborado pelo grupo Broto Criativo


Da esquerda p/direita: de pé - Augusto Zanelatto, Danilo Anastácio e Valdirene B. Dorigon.Sentados: Wilian Marques e Vanessa Lopes


Respeito e preservação da memória serão elementos enaltecidos num novo projeto sobre povos indígenas, na região Sul de Santa Catarina.

“O Povo do Sol” é o nome do audiovisual que está sendo feito pelo grupo Broto Criativo, um coletivo de arte e cultura sediado na cidade de Urussanga.

O objetivo do filme é estimular o protagonismo histórico do povo Laklãnõ-Xokleng entre crianças e jovens da comunidade escolar, contribuindo para cultivar a preservação da memória do povo originário de Urussanga, assim como fomentar o respeito às manifestações culturais deste povo, integrando sua existência ao imaginário social local.

A videoaula, com classificação livre e duração de 30 minutos, foi desenvolvida especialmente para o público infanto-juvenil, a partir da pesquisa “Vestígios Xokleng em Urussanga”, realizada no ano de 2022 através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura.

As gravações de apresentação foram iniciadas em março, nas dependências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, na cidade de Orleans, e seguem no início de abril com a participação de profissionais e crianças. Para garantir maior acessibilidade, o filme terá legenda em português e será publicado na plataforma YouTube para acesso gratuito online a todos.

Antes disso, a divulgação do conteúdo será feita na semana dedicada ao “Dia dos Povos Indígenas” através de exibições na comunidade escolar de Urussanga. As atividades irão ocorrer entre os dias 15 e 19 de abril em seis escolas para turmas de diferentes faixas etárias. O lançamento oficial aberto ao público será feito na noite do dia 18 de abril, na sede do Rotary Club de Urussanga, no Parque Municipal. Todas as exibições terão a participação e interação dos integrantes do projeto. No “Dia dos Povos Indígenas”, 19 de abril, a videoaula será lançada na plataforma YouTube.

Interessados no tema podem assistir ao conteúdo no seguinte canal: www.youtube.com/@BrotoCriativo


Colaboração: Eliana Maccari

Comments


bottom of page