top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Fabro, do associativismo à política e cultura, um legado de realizações

Ex- colunista do Jornal Panorama sobre associativismo e política partidária na Benedetta, Fabro recebe a homenagem póstuma deste semanário



No dia 30 de dezembro de 2023, quando muitos se preparavam para os festejos de final de ano e toda a Equipe do Jornal Panorama já estava em férias, Urussanga perdia para o câncer uma de suas grandes lideranças políticas - Luiz Antonio Fabro.

Nascido em Urussanga em 4 de janeiro de 1963, Fabro sentia orgulho em falar que havia nascido na localidade de Rio Maior e que, para poder estudar no hoje extinto Colégio Rainha do Mundo, precisava caminhar todos os dias cerca de 14 quilômetros para vir ao Centro da cidade e voltar a sua residência.

Superar dificuldades eram para ele palavras que serviam de estímulo para conquistas. E não somente para si, mas para sua comunidade e sua cidade.

Acreditando na força da união, Fabro foi o fundador da primeira associação de moradores de Urussanga, a ACRIMA - Associação Comunitária de Rio Maior, tendo sido também seu primeiro Presidente. Pensando de forma democrática e respeitando todas as crenças, ele foi autor do inédito feito da construção de um centro comunitário que pertencesse à própria comunidade de sua localidade de origem - a sede da ACRIMA.

Seu espírito visionário garantiram ao Município uma área de preservação ambiental com a APA de Rio Maior, a Semana da Língua e Cultura Italiana e o levou a altos cargos na Assembleia legislativa catarinense, onde implantou métodos de gerenciamento para evitar o uso de materiais que agridem o meio ambiente.

Foi vereador, Presidente da Câmara Municipal, Secretário Municipal de Saúde e de Administração, candidato a Prefeito, participou de vários Conselhos Municipais e da efetivação do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone, inclusive sendo o Presidente da associação Amici di Longarone na ocasião de seu falecimento.

A este urussanguense que foi colaborador deste semanário com vários artigos escritos por ele, e dedicou sua vida à família e ao desenvolvimento social e econômico de sua cidade e estado, fica o respeito e a homenagem da Família Panorama.

コメント


bottom of page