top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Ex-Escoteiros serão convidados a participarem das atividades no 26º Grupo


Vai longe a década de 1960 quando, por iniciativa do Monsenhor Agenor Neves Marques e outros abnegados, deu-se a fundação do 26º Grupo Escoteiro de Urussanga.

Com participações importantes em eventos do Município e fora dele, os escoteiros urussanguenses formaram um grupo extremamente coeso, prestigiado e respeitados não apenas por ser uma novidade, mas pelo conteúdo que era ministrado e transferido aos adolescentes os quais tinham orgulho de fazerem parte de uma instituição praticamente mundial.

Várias foram as atividades, indo desde campamentos, participação em desfiles cívicos, Guarda de Honra em solenidades de cunho oficiais bem como em festas para as quais, até mesmo pela influência de Monsenhor Agenor, os escoteiros eram presença de destaque.

Os anos se passaram e bem como muitas atividades e instituições acabam por interromperem suas atividades e o 26º Grupo também sofreu esta paralização retornando há pelo menos uma década de forma ativa.

Mas dizem que a história se repete e, neste momento, um novo capítulo pode estar florescendo dentro do 26º Grupo pela iniciativa do Chefe Carlos Silva.

Em entrevista ao Panorama SC, Chefe Carlos falou esta semana dos Projetos que o Grupo tem, sendo que uma das pautas é a Criação do Grupo da Flor de Liz, que deverá reunir todos os que de alguma forma já tiveram ligações com o Grupo Escoteiro, principalmente ex-integrantes e pessoas afinadas com o movimento.

“Deveremos abrir um chamamento público a estas pessoas para que possam se integrarem e participarem de forma efetiva, com a criação de uma Tropa Escoteira com a chamada Velha Guarda, criando as respectivas patrulhas, podendo estes desenvolverem sua própria Bandeira de Patrulha bem como o próprio Grito de Patrulha. Igualmente poderemos criar eventos específicos de confraternização e atividades, reunindo os da velha guarda e os novos (atuais), tornando o Grupo não apenas coeso entre si, mas sendo igualmente exemplo de compartilhamento e de sociabilidade no chamado Elo Escoteiro local.

Queremos contar com as experiências, com a vivência destes ex-escoteiros e claro, com o apoio de todos para que possamos cada vez mais servir de exemplo de disciplina, de companheirismo e de aprendizado e legando lições de vida aos jovens” finalizou Carlos.

No próximo dia 25/10, Chefe Carlos e integrantes da Diretoria e membros do 26º Grupo estarão participando da Sessão do Legislativo urussanguense e falando sobre um pouco de história, das atividades e projetos.

Comments


bottom of page