Escorpiões amarelos são encontrados em Criciúma


O alerta de que há escorpiões amarelos na região carbonífera foi dado esta semana em Urussanga através de entrevista veiculada na Rádio Fundação Marconi.

No Programa Giro Final, a coordenadora do CCZ - Simone Cristina da Cruz informou que foram encontrados 11 escorpiões-amarelos em uma residência no bairro Próspera, em Criciúma, sendo que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se deslocou até a residência da moradora após uma ligação de chamado. “Tudo que coletamos levamos para Regional de Saúde de Criciúma para análise”, afirmou Simone.

A orientação é para que as pessoas que encontrarem escorpião, passem a informação para os órgãos competentes de seu município para que as devidas providências sejam tomadas.

O escorpião amarelo é o escorpião mais perigoso dos tipos existentes e sua picada causa dor e dormência, podendo levar a náuseas, vômitos, suor e arritmias, principalmente em crianças e idosos.

A melhor maneira de prevenção é manter os terrenos limpos, sem acúmulo de materiais como madeira, telhas, pisos e lixo,utilizar luvas para limpar canteiros de hortaliças ou flores e também botas quando caminhar em locais com vegetação alta.

A limpeza é importante, pois, locais sujos, com infestação de baratas e ratos, por exemplo, atraem mais facilmente animais peçonhentos como, escorpiões, aranhas e cobras.