top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Escola Lucas Bez Batti comemora 70 anos de história


Neste mês de abril, os santanenses comemoram os 70 anos de atividades da escola estadual Lucas Bez Batti.

Com o nome homenageando o ex-prefeito que por mais tempo esteve no cargo de Chefe do Executivo na história do município, esta escola já foi denominada de Fausta Soares Rha.

Não se tem informações sobre o motivo da homenagem feita a esta mulher que era natural da região de Lages e faleceu um ano após a escola ter sido construída. Porém, há registros de que as primeiras professoras a atenderem em Santana foram: Olga Nichele Rocha, Iva Damiani e Marlene Lemer.

Desde a década de 1960 é possível encontrar fotos registrando desfiles cívicos e o esforço de toda uma comunidade que muito trabalhou para ter sua própria fanfarra e uma estrutura digna de receber os alunos.

Em entrevista à reportagem de Panorama SC, a coordenadora da escola - Ludiana Anphiloquio Scarabelot informou que “ao longo das décadas de 70 e 80 grandes transformações aconteceram. De grupo transformou-se em “escola básica”, como eram denominadas as escolas de ensino fundamental na época.

Nesse período, foi conquistado junto ao Governo do Estado recursos para a construção de um novo prédio para a escola (o atual).

Com a colaboração da APP e de um comerciante da época, foram adquiridos os primeiros instrumentos que deram início a fanfarra santanense, que com o esforço dos gestores que passaram e toda a comunidade, até os dias atuais é o brilho dos desfiles e eventos de nossa cidade.

E a partir desses, outros grandes feitos aconteceram na escola, sempre buscando ofertar o melhor para a comunidade de Santana”, explicou Ludiana.


Atualmente a escola conta com uma equipe administrativa,orientadora, 20 professores e atende 101 alunos.

Um fato bastante interessante é que, de todos os gestores que passaram desde a transformação para escola básica, apenas um deles faleceu.

Aos ex-diretores Zenaide Novaresi, Dorly Mello Ceron, Hélio Pizzolo (in memorian), Rosalina De Bona Sartor, Fátima Bernardes, Marisol Novaresi, Nalu Donato Velho e ao atual diretor Pablo Cardoso  os cumprimentos da Equipe Panorama.

Nestas páginas, a homenagem a todos os professores, aos pais que se dedicaram por tantos anos em participar de APPs, aos que colaboraram na realização de eventos e em exigir dos poderes constituídos as melhorias necessárias para que os santanenses estejam vivendo esta alegria de poder oferecer aos seus filhos, a oportunidade de um futuro melhor com fortes bases na boa educação.

Parabéns, Santana!

bottom of page