ENTREVISTA: prefeito Gustavo diz que seu sucessor é um homem de sorte

Prefeito reeleito em Urussanga fala de seus projetos para o segundo mandato e brinca ao dizer que seu sucessor não vai receber caixa em vermelho






Panorama SC: Passado mais de um mês da eleição que lhe deu uma grande vitória, como o Sr. analisa os resultados das urnas?

Gustavo:Eu ainda estou emocionado. Foi uma demonstração de apoio ao trabalho que fizemos durante estes quatro anos, e de muita confiança no que ainda faremos neste novo período que inicia em janeiro.

Uma responsabilidade grande, da qual estamos conscientes e desejosos de cumprir com amor e dedicação a Urussanga.

Panorama SC: O que muda e o que permanece nessa nova administração?

Gustavo: Permanece a vontade de trabalhar pela nossa gente. Permanece a busca pela união de objetivos visando trazer desenvolvimento econômico e social para a nossa cidade e permanece, também, esse sentimento de gratidão pela representatividade concedida pelo povo, que nos impulsiona a lutar com garra por benfeitorias para todos.Mudanças posso dizer que, com certeza, virão. Até porque o novo governo municipal terá uma outra composição partidária no Executivo.Estamos avaliando ainda.

Panorama SC: E quanto aos agentes de 1º escalão? Como ficam as Secretarias?

Gustavo: Uns permanecerão e algumas pastas ganharão novos nomes. Por exemplo, atual secretária de Educação Janea continuará seu trabalho, a atual secretária da Saúde Ingrid também deve permanecer , bem como o secretário de Infraestrutura Sangaletti. As demais pastas estão ainda em estudo mas, com certeza, até o final do ano teremos nomes com capacidade para efetuarem bons trabalhos.

Panorama SC: Notadamente seu primeiro governo foi alicerçado nos pilares da Saúde, Educação e Infraestrutura. Quais serão as metas, os caminhos nessa segunda gestão?

Gustavo: Verdade. Nosso primeiro governo priorizou a saúde dos urussanguenses com contratação de novos profissionais médicos, zera fila de exames, ajuda ao Hospital local e muitas outras ações que trouxeram bem-estar a nossa gente. A Educação foi algo que se destacou e é um setor muito importante quando se pensa em futuro e em mão-de-obra qualificada. A infraestrutura, com tantos quilômetros asfaltados em tão pouco tempo, realmente foi um destaque na nossa administração que, além de trazer conforto e segurança para os que trafegam nas nossas rodovias, também possibilitou melhor escoamento da produção local.Eu acrescentaria, ainda, a grande conquista da área industrial, abrindo oportunidades aos investidores para aqui instalarem ou ampliarem suas empresas.Já temos uma em São Pedro e estamos na parte burocrática para implantação de uma segunda área industrial.

Nesta administração, a intenção é dar continuidade ao que foi considerado bom pela comunidade e ampliar as ações em setores como o turismo e a cultura.

Estes dois últimos com o objetivo de preservar a tradição local, os patrimônios culturais e alavancar a geração de emprego e renda. Com essa pandemia,no entanto, essas são ações que ficarão em stand by, para serem iniciadas quando se voltar à vida normal e sem restrições sanitárias para prevenção ao coronavírus.

Panorama SC: E por falar em coronavírus, é verdade que a PMU já reservou cotas de vacina?

Gustavo: Sim. Através do consórcio dos municípios da AMREC, Urussanga já tem reservada sua cota de vacinas. Assim que esta vacina for aprovada pelo órgão de saúde competente e puderem ser comercializadas, a nossa cota já está garantida.Estamos no aguardo, tanto da liberação por parte da ANVISA quanto da aquisição em si, e providenciando também toda a estrutura necessária para o armazenamento e logística para vacinação.Num primeiro momento, certamente, não haverá vacinas para todos, sendo beneficiados os que são dos grupos de risco.

Panorama SC: Vem sendo comentado na cidade que o atual vereador Deco Marcírio poderá ser o novo Diretor do Samae. Isso procede?

Gustavo: Isto ainda está sendo avaliado.

Mas não posso negar que o nome de Vanderlei Marcírio Deco está sendo mencionado. O Samae, nessa próxima gestão, terá que superar seus próprios desafios. O novo Diretor terá que cumprir metas, que serão estabelecidas dentro dos cronogramas, visando o avanço do percentual de cobertura do sistema de esgotamento sanitário, atualmente pouco mais de 25% da necessidade básica. Foram quatro anos sem nenhum reajuste no preço da água, há necessidade de grandes investimentos para se ampliar o armazenamento e distribuição e será necessário correr atrás de recursos e pedir ajuda em gabinetes de deputados, senadores e governador para realizarmos tudo o que é necessário.

Panorama SC: Por falar em gabinetes, é verdade que o Sr. poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022?

Gustavo:Bom, eu me sinto bastante lisonjeado. Feliz de estar ouvindo que meu nome é cogitado para um cargo tão importante e, até, de já ter recebido apoio de colegas a nível regional.Mas, no momento, é importante pensar e trabalhar por Urussanga em casa mesmo. Ao futuro,o seu devido tempo.

Panorama SC: Como o Sr. se sente ao término deste mandato?

Gustavo:Eu sinto a tranquilidade de ter merecido mais um voto de confiança do nosso povo para administrar pelos próximos quatro anos. Ás vezes, sinto tristeza em não poder fazer tudo o que a nossa população precisa e merece, mas sempre me esforcei para fazer o melhor.

Há muito por fazer, sempre haverá, mas queremos ter certeza de que, com o empenho, a dedicação e muito trabalho de toda a Equipe de Governo, os ganhos de qualidade continuarão perceptíveis e acontecendo.Que Deus nos ilumine para podermos fazer o que é melhor para os urussanguenses.

Panorama SC: E, para encerrar, aquele pergunta que todos desejam fazer: o Sr. deixa dívidas para seu sucessor?

Gustavo: Não. Felizmente meu sucessor terá sorte de não pegar uma Prefeitura com as contas no vermelho. Creio que teremos o melhor fechamento em termos de superávit de toda a história. Este ano, muito embora ainda não se tenha números definitivos, o saldo será superior a R$ 5 milhões. Isto levando-se em conta os desembolsos das rescisões, exonerações e cumprimento de obrigações diversas.

Meu sucessor é um homem de sorte! Vai pegar uma Prefeitura em dia, com os cofres cheios e contando com pessoas que poderão fazer um ótimo trabalho.

Panorama SC: Uma mensagem para os urussanguenses?

Gustavo: Sim. Gostaria de mais uma vez agradecer a confiança que o nosso povo depositou em nós, colocando-nos novamente frente ao Executivo municipal. Agradecer, também, a oportunidade de poder transmitir a todos os meus mais sinceros votos de Feliz Natal e de abençoado ano novo. Que o Menino Jesus nos ilumine, nos proteja de todas estas doenças e traga para a nossa gente muita felicidade, paz e prosperidade.