top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Empresários discutem fortalecimento de pequenas empresas nas licitações



A Câmara de Urussanga sediou, na noite da segunda-feira 17/07, uma reunião com a participação de vereadores, empresários, lideranças e gestores do município para discutir a possibilidade de fortalecer as micro e pequenas empresas locais nas licitações de Urussanga. O encontro foi promovido pelo vereador Luan Varnier (MDB).

A reunião contou com a presença dos vereadores Daniel Moraes (PSD), Ademir Bonomi (MDB), Elson Roberto Ramos (MDB) e Fabiano De Bona (PSDB). O vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi (PSD), também compareceu, assim como o assessor jurídico e o pregoeiro da Prefeitura, Cleber Cesconetto e Jakson Vieira Teixeira, respectivamente.

“O município tem que fomentar quem acredita em Urussanga. Nós estamos colocando o nosso empreendedor como protagonista de uma mudança que queremos promover aqui no município para fortalecer a nossa economia”, afirmou Luan.

Para dar mais embasamento à reunião, compareceu a advogada e pregoeira da prefeitura de Siderópolis, Fabíola Comin. O município vizinho já adota medidas como as estudadas em Urussanga. Fabíola destacou a importância de haver justificativa robusta no caso de prioridade para as empresas locais, bem como a necessidade de haver concorrência mesmo nesses casos.



Os empresários citaram inúmeros exemplos semelhantes em que Urussanga é prejudicada por contratar fornecedores de fora, como a manutenção da frota.

“Já precisamos resolver o problema de um ônibus escolar, mesmo sem ter contrato com o município e sem cobrar, para não deixar os estudantes sem transporte para a universidade. Nessas horas de necessidade, a empresa contratada de fora nunca está lá para atender”, relatou Valéria Inácio Baesso, empresária urussanguense.

Os presentes destacaram o benefício ao se priorizar as empresas locais na prestação de serviços e fornecimento de bens.

“Se uma licitação fica dentro do município, a empresa paga 17% de imposto aqui. Todos ganham. É melhor para a Prefeitura, é melhor para as empresas”, pontuou o empresário Jaison Elias.

Na reunião, também foram discutidas formas de incluir o setor cultural, gastronômico e os espaços para comercialização nas festas do município, que frequentemente são ocupados por grandes empresas de fora. Como encaminhamento, ficou definido que o debate avançará de forma segmentada para contemplar cada ramo de atividade econômica.

Em entrevista à reportagem de Panorama SC, o vereador Luan Varnier disse que estava feliz com a participação dos empreendedores urussanguenses na reunião que contou, inclusive, com os presidentes das associações destes segmentos, como a Joelma Fornasa da ACIU e Leonardo Felippe da CDL.

Comentarios


bottom of page