top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Criciúma -Hospital São José completa 85 anos cuidando de vidas


A história do Hospital São José com Criciúma começou precisamente em 1932; quando o atendimento em saúde na cidade era realizado em um pequeno prédio localizado em um terreno na Avenida Centenário, onde atualmente está instalada uma unidade bancária. Neste local, começou a ser realizado os primeiros atendimentos de saúde do município.

O prédio arrendado prestava atendimento aos doentes que por aqui chegavam. Após alguns anos de atuação no local, definiu-se que seria necessário construir uma nova estrutura. Criou-se então uma comissão administrativa para tratar do assunto. Neste mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca, fez uma venda simbólica de um terreno, às Irmãs Escolares de Nossa Senhora.

As religiosas, que chegaram ao Brasil com a missão de ensinar, foram convidadas pelo então prefeito Elias Angeloni, para cuidar dos doentes nesta cidade.

Após algumas conversas com as religiosas, definiu-se então que um prédio fosse erguido. O local onde hoje está instalada a atual sede do Hospital São José, foi projetado para 20 quartos; 15 destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía. Havia ainda na sede de saúde, uma sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros pequenos ambientes.

Foram dois anos de construção, a obra então finalmente pode ser inaugurada. No dia oito de novembro de 1936, Criciúma já possuía um hospital.

Neste ano então, iniciava oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma que se dedicaram e se dedicam até hoje para levar qualidade no atendimento em saúde para a população de Criciúma e de toda região.

“Nesses 85 anos, não podemos lembrar do São José, apenas como um hospital, mas sim como um lar; onde todos que lá se encontram são acolhidos e tratados com muito amor e carinho. Só tenho a desejar mais sucesso a esta entidade que também me acolheu, e que recebe todos que por aqui passam. É uma alegria e uma honra fazer parte deste lugar, desta história e dos projetos desta casa”, pontua o diretor técnico e médico infectologista Raphael Elias Farias.

“Há 85 anos o Hospital São José presta serviço para comunidade de Criciúma. São 85 anos acolhendo, protegendo e tratando vidas. Milhares de pessoas já passaram por este hospital e sabemos que muitos ainda irão passar. Peço ao senhor que nos ajude a sermos fiéis a nossa missão para continuarmos defendendo a vida com amor e carinho, acolhendo a todos”, destaca a religiosa, diretora de operações, Irmã Felícita Henz.

“Trabalhar em uma Instituição hospitalar sempre foi desafiador; mas cuidar de vidas é uma missão que assumi junto às irmãs, desde o dia em que cheguei nesta cidade para contribuir na gestão da entidade há 17 anos. Muito já havia sido feito, e muito bem; mas tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos até agora.

Somos uma instituição de ensino com inúmeros serviços de Alta Complexidade, temos um parque tecnológico que pode ser comparado aos grandes centros de saúde do país, com equipamentos de ponta Somos um hospital Acreditado nível III em excelência no atendimento. Possuímos um centro de pesquisa clínica referência. Alcançamos patamares importante para o atendimento aos pacientes. Somos uma grande equipe diretiva, temos um excelente quadro de colaboradores e um corpo clínico extremamente qualificado. Tenho certeza que chegamos com toda força até aqui e vamos além; vamos adiante, levando sempre o melhor para nossos pacientes seja em inovação, tecnologia, mão de obra qualificada e humanização. Essa é, e será nossa missão”, enfatiza Laércio Regis Ferrari, diretor Administrativo do HSJosé.

“85 anos de HSJosé. Tempo de render graças pelo bem realizado;

Tempo de pedir novas graças para continuar cuidando da vida com amor e dedicação”, reflete Irmã Terezinha Buss, diretora financeira e vice-diretora do HSJosé.

“85 anos fazendo história e participando da história, que move a região Sul, na área da saúde. Celebrar esta história, é fazer memória de mais de oito décadas de serviço prestado a saúde nesta macrorregião de Santa Catarina. Muita vida doada e partilhada nesta Instituição.

Ao celebrarmos esses 85 anos, após o desafio de viver uma pandemia, não há motivo maior a brotar do coração, como a palavra GRATIDÃO, pois temos certeza que cumprimos com a missão, prestar assistência hospitalar a todos, com excelência..., em momentos extremamente críticos em todo mundo. Gratidão pela vida que acontece a cada instante, dentro das quatro paredes, muitas vezes no silêncio, na lágrima, no riso, na dor... mais é o movimento da vida.

Gratidão às pioneiras que com coragem e fé assumiram esta obra e doaram sua vida em prol da comunidade, confiando em Deus e confiando esta obra em suas mãos, sem medir esforços.

Gratidão, àqueles que caminham lado a lado conosco em cada dia, confiando que Deus estará nos abençoando e protegendo sempre.

Gratidão, quando o reconhecimento se torna uma dádiva, pelas mãos daqueles que sempre confiaram em nossa missão.

Gratidão as diretoras que estiveram à frente desta obra, e não mediram esforços para fazer o melhor sempre.

Gratidão, aos benfeitores, médicos, colaboradores, Irmãs e a cada um que já usufruiu desta Instituição, para cuidar da saúde ou acompanhar alguém em sua enfermidade.

Enfim, gratidão pelas experiências adquiridas ao longo desses anos, que nos fizeram chegar a maturidade, e nos faz acreditar em um futuro que trará sucesso e mais expertise nos serviços prestados. A nossa razão de ser é fazer da saúde um marco para a região sul. Temos muitos desafios, mas temos certeza que aqueles que participam desta história e sabem o quanto já enfrentamos, estarão conosco para buscar e fazer desta Instituição uma referência sempre maior”, completa a diretora geral do HSJosé, irmã Isolene Lofi.

De caráter privado e de relevância pública, o HSJosé é uma Instituição Filantrópica, que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos. As Irmãs Escolares dedicam-se diariamente para manter a Instituição, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida.

Atualmente, cerca de 1700 profissionais atuam diariamente na entidade, 350 médicos fazem parte do corpo clínico e cerca de 50 médicos residentes, atuam nos programas de especializações da entidade que hoje está entre os cinco maiores hospitais do Estado em número de atendimentos.

Para o futuro o HSJosé continua buscando crescimento


Já em andamento, o HSJosé está em fase de construção para um novo bloco que começa a ser erguido nas próximas semanas. Este bloco irá contemplar uma nova fase e uma estrutura com mais de 17.238m² para o HSJosé e consequentemente claro, para atendimento aos pacientes. Serão instalados neste novo prédio, 90 leitos de internação 20 leitos de UTI para convênios e particulares, um novo centro de diagnóstico por imagem, bem como todo serviço de oncologia fará parte da configuração do novo prédio que também fará conexão com o Santa Vita Saúde Center.

Além de muitos outros projetos em desenvolvimento e outros em andamento mostram que o HSJosé cresce e se desenvolve para servir a comunidade.




Comments


bottom of page