Primeira atividade da Semana foi realizada pelo Museu da Infância com o Cine Mi e roda de conversa. Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc
Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a Unesc, por meio dos seus aparelhos expositivos, abriu nessa segunda-feira (14/05), a 22ª Semana Nacional de Museus em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), culminando com as comemorações do Dia Nacional do Museu, no próximo dia 18 deste mês.
O Ibram realiza a Semana Nacional de Museus desde 2003, com o objetivo de promover, divulgar, valorizar e aproximar todos os museus brasileiros com a sociedade no entorno dos mesmos. Nestes 19 anos de existência, a Semana já discutiu vários temas, sempre com teor voltado para a importância dos museus, principalmente os instalados nas universidades brasileiras.
Na Unesc, participam da programação o Setor de Arte e Cultura, com o Espaço Toque de Arte, o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski e o Museu da Infância.
Conforme explicou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, a participação da Instituição é de alta relevância. “Convidamos dois grupos de pesquisa da Unesc para trabalhar na temática deste ano: o Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação (GRUPEHME), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ecoformação e Bem viver (GEPDEM), por meio dos quais buscamos trazer à tona e discutir com os acadêmicos a temática sobre museu como um local importante que possibilita o Ensino, a Pesquisa e a Extensão universitária”, comentou Lenita.
Lenita ainda acrescentou que todo esse trabalho serve para confirmar a importância dos museus dentro da Universidade, dos museus catarinenses e do Brasil, com total apoio do Ministério da Cultura.
Texto: Décio Batista