No dia em que todo o Brasil comemorou sua padroeira, o Bairro da Estação vivia um momento importante na história religiosa de Urussanga.
Isso porque, o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach erigiu a 38ª paróquia da Diocese de Criciúma, dedicada à Nossa Senhora da Aparecida.
A Missa de instalação da nova paróquia aconteceu às 9h do dia 12 de outubro, no salão paroquial, na presença dos fiéis, representantes das comunidades obedecendo às restrições sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus.
Na oportunidade foi realizada a leitura do Decreto de Criação da nova paróquia e a Provisão de Pároco do Padre Valdemir Luiz de Bona, que já atua junto às comunidades como responsável pela área pastoral desde o ano 2019.
Na Diocese de Criciúma à devoção à Nossa Senhora Aparecida é muito presente. São 48 comunidades que têm a Mãe Aparecida como sua padroeira.
Além disso, são três paróquias dedicadas à Nossa Senhora Aparecida: Siderópolis, Içara (Bairro Demboski) e a do Bairro da Estação em Urussanga, que agregará 16 comunidades desmembradas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sendo elas: Bairro da Estação, Bom Jesus, Santa Luzia, Rio Caeté Alto, Ribeirão da Areia, Morro da Lagoa, Bel Recanto, Bela Vista, Pirago, Rio Barro Vermelho, Rio Deserto, Rio Caeté, Águas Mornas, Rio Salto, São Pedro e De Villa.
O 1º Pároco
Natural de Siderópolis, Padre Valdemir Luiz De Bona, carinhosamente chamado de Padre Miro,ficará na história de Urussanga como o 1º Pároco da Paróquia Nossa Sra. Aparecida.
Iniciando seus estudo no Seminário Pio X, em Siderópolis, fez seu noviciado em Minas Gerais, tirocínio no Uruguai e seus estudos de Filosofia foram em Curitiba – PR e, mais tarde validou seus estudos de Filosofia pela USF (Universidade São Francisco).
Cursou Teologia no ITESP (Instituto Teológico São Paulo).Também em |São Paulo formou-se em Jornalismo, Radialismo e Propaganda, validados pela USF (Universidade São Francisco).
Prosseguiu sua trajetória rumo ao presbitério e, no dia 12 de dezembro de 1992, em Siderópolis recebeu pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, Bispo da Diocese de Tubarão, a ordem do Presbiterado.
Iniciou o Sacerdócio em Quatro Barras, PR. Dois anos depois, foi a Guararapes – SP e em 1995 à Paróquia São Pedro Apóstolo.No início de 2005 foi para a cidade de Dourados no Mato Grosso do Sul, onde exerceu por dois anos a função de pároco na paróquia de N. S. do Carmo. Em 2008 foi transferido para Curitiba – PR, em 2011 veio para Siderópolis para exercer a função de Diretor Espiritual da comunidade religiosa, diretor e ecônomo do Colégio Dom Orione, ecônomo do Seminário São Pio X e, posterirormente veio para Urussanga como vigário paroquial tendo a felicidade de, após 28 anos, tornar-se o 1º Pároco de uma paróquia.
Comments