Roberta Furlan Borges De Bettio, Coordenadora da Vigilância Sanitária de Urussanga, participou da Reunião Ordinária de terça-feira (18) com o objetivo de falar sobre as atividades desempenhadas pelo setor.
O convite para a participação da coordenadora foi feito pelos vereadores do Partido Progressista (PP) Gilson Casagrande, José Carlos José e Odivaldo Bonetti.
Roberta Furlan detalhou a estrutura do órgão e os diversos trabalhos desempenhados pela Vigilância Sanitária.
A coordenadora explicou que as atribuições do órgão demandam constantes visitas a estabelecimentos comerciais para fins de fiscalização, vistoria e análise para a concessão dos alvarás. “ O Órgão atua em questões sanitárias importantes e os funcionários são extremamente qualificados para exercer as suas funções”, destacou.
Roberta afirmou que os alvarás são concedidos depois de uma análise rigorosa de acordo com as normas vigentes e o órgão em Urussanga atende mais de 700 pontos comerciais. “Os funcionários de estabelecimentos que trabalham com alimentos precisam possuir a carteira de saúde em dia e temos que fazer visitas de rotina para fiscalizar a validade, a origem e a regularidade das informações nos rótulos dos produtos expostos nas prateleiras”, explicou.
Entre as diversas atribuições do órgão a coordenadora destacou a entrega de alvará sanitário; apreensão de mercadorias com prazo de validade expirado e com avaria; recebimento e atendimento de denúncias; confecção de carteira de saúde; autorização para exumação; controle de receituários; descarte de medicamentos controlados e vencidos e Vistoria e liberação para habite-se sanitário.
Os vereadores solicitaram à coordenadora da vigilância ações efetivas em relação a concessão de alvarás para ambientes da administração pública sem condições de funcionamento como no caso da farmácia do SUS e a atuação no combate a casas abandonadas usadas como pontos de consumo de drogas na cidade.
Kommentarer