Coopercocal inaugura Linha de Transmissão 69kV
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Coopercocal inaugura Linha de Transmissão 69kV

Esta é maior obra da cooperativa e teve investimento de R$ 15 milhões



A Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal inaugurou na manhã do último sábado (18) a sua nova Linha de Transmissão 69kV.

O evento para entrega oficial da estrutura reuniu diretoria, autoridades, associados e colaboradores.

Para o presidente Altair Lorival de Mélo, Belha, a nova estrutura representa grande desenvolvimento econômico para os nove municípios atendidos pela cooperativa. “É um sentimento de dever cumprido. Iremos ter a partir de agora, energia em quantidade, qualidade e tarifa com menor preço, que é importante principalmente para os empresários”, afirmou Belha.


Detalhes da obra


Com investimento de R$ 15 milhões, a obra que durou mais dois anos, período em que os colaboradores e empreiteiros enfrentaram importantes desafios técnicos e geográficos, possui 10,8 quilômetros de extensão, partindo da subestação da Eletrosul de Siderópolis até a subestação da Coopercocal em Cocal do Sul.

A maior parte do trajeto foi construído por vias públicas em áreas urbanas e rural o que facilita o processo de manutenção. A linha traz grandes benefícios para as comunidades pois ao se conectar diretamente na Eletrosul, não só fortalece o Sistema Interligado Nacional, mas também irá aumentar a capacidade de carga.

“A linha vai operar em 69kV e possui demanda total de até 90 megawatts. A demanda atual da cooperativa é de 21 megawatts, ou seja, vai garantir a oferta de energia por pelo menos, mais 40, 50 anos, além disso é uma linha de transmissão altamente moderna, feita com postes de concreto entre 25 e 40 metros”, explicou o engenheiro Estefano Luiz Costa, responsável técnico da Coopercocal.


Fibra ótica


Toda a extensão da nova linha de transmissão também possui cabos de fibra ótica para que no futuro a cooperativa possa vir a oferecer internet de alta velocidade com um preço mais acessível aos associados.

“Este é um grande salto da cooperativa e do desenvolvimento de toda a nossa área de atuação. Metade do investimento feito nessa linha, vão retornar em economia, vão retornar aos nossos associados em forma de tarifa menor, e ainda mais desenvolvimento na nossa região, pois somos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida dos nossos associados”, conclui o Presidente da Coopercocal.




bottom of page