Coopercocal entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil

Em entrevista, presidente Belha fala sobre o mundo cooperativista e a Coopercocal

A Cooperativa Energética Cocal – COOPERCOCAL está mais uma vez entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do país, conforme pesquisa realizada pela ANEEL. A divulgação do resultado aconteceu no dia 4 de agosto em Brasília (DF) e a COOPERCOCAL conquistou o terceiro lugar na categoria Permissionárias de Serviço Público que atendem mais de 10 mil unidades consumidoras.

O prêmio concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) através de pesquisa de opinião aponta o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – IASC.

A pesquisa permite que os consumidores manifestem o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e exercitem sua cidadania fazendo com que sua opinião se constitua na mais legítima forma de orientação para a melhoria contínua dos serviços, e tem por objetivo reconhecer todas as empresas que atuam com qualidade e foco no consumidor. Entre os itens avaliados destaca-se a qualidade percebida pelos consumidores, a satisfação, a confiança na prestação dos serviços, a fidelidade dos consumidores e o valor das tarifas aplicadas.

“O resultado é uma grande vitória para nós, pois este é mais um reconhecimento importante para a Coopercocal. Dedico esta conquista aos nossos colaboradores, que prezam pela qualidade dos serviços e isso resultou em uma avalição positiva dos consumidores ao trabalho de todos. Agradeço também aos diretores pelo trabalho em conjunto e especialmente aos nossos associados e consumidores pelo reconhecimento recebido”, declarou o presidente Altair Lorival de Mélo.


ENTREVISTA


Panorama SC: Qual a análise deste momento de reconhecimento nacional obtido pela Coopercocal ?

Altair: Este é realmente um momento muito especial para todos os colaboradores da Coopercocal, sem os quais não teríamos chegado onde chegamos.

Esta foi a quarta vez que fomos a Brasília em busca de um 1º lugar. Em nível nacional ficamos em 3º e no nosso estado de Santa Catarina conquistamos o 1º lugar em pesquisa feita pela ANEEL, no que diz respeito a satisfação do consumidor.

Isso é muito bom. Bom demais! Não só para nós da Diretoria ou para nossos funcionários, mas principalmente para os associados e todos aqueles que usam os serviços da nossa cooperativa.

Afinal, eles mostraram que estão satisfeitos com o atendimento prestado pela Coopercocal. E eu dedico estes prêmios a eles. Somos a 3ª melhor distribuidora de energia elétrica do país e, se pensarmos na dimensão territorial do Brasil e no número de distribuidoras, sentiremos muito orgulho de estarmos neste pódio e, ainda, conquistarmos a liderança no nosso estado, onde também atuam várias cooperativas e distribuidoras de energia elétrica.


Panorama SC: Quantos consumidores tem a Coopercocal hoje?

Altair: Hoje a Coopercocal conta com 17 mil associados e tem 12 consumidores. São números expressivos e que aumentam nossa responsabilidade na condução da Coopercocal.

Mas são resultados como estes que nos estimulam na luta do dia a dia, na busca do aprimoramento e da maior eficiência possível para cumprirmos nosso papel no cooperativismo e a nossa parte no desenvolvimento da nossa região, Estado e do Brasil.


Panorama SC: Há algum mecanismo especial que faça chegar a resultados tão positivos na aceitação dos consumidores?

Altair: O mistério é ter amor por aquilo que se faz e respeito por quem precisa da nossa prestação de serviços. Internamente buscamos nos adequar constantemente às inovações tecnológicas, investimos no que for necessário para garantir oferta de energia com qualidade e também apoio às indústrias e empreendedores.

É o espírito do cooperativismo, sempre apoiando o empreendedor para que sua empresa prospere, ofereça oportunidades de empregos e segurança econômica para as nossas famílias.

Na verdade, bem administrar uma cooperativa é uma responsabilidade também social, e nós não nos esquecemos disso sempre colaborando com entidades, instituições e associações que prestam relevantes serviços para a comunidade regional.


Panorama SC: Quantos funcionários tem hoje a Coopercocal?

Altair: Hoje nós contamos com 85 colaboradores para atender em 9 municípios da AMREC


Panorama SC: Um dos grandes investimentos da Coopercocal atualmente é o Linhão. Como está a obra?

Altair: O Linhão está com praticamento 70% da obra concluída e, inclusive, temos uma expectativa de ligar esta linha antes do prazo determinado para a conclusão, determinado pela ONS, que é 1º de março de 2023.

Estamos caminhando a passos largos, quase todos os postes já estão implantados. É um investimento de R$ 15 milhões e um trabalho feito pensando no futuro.


Panorama SC: E por falar em futuro, falemos de preço da energia elétrica.

Altair: O preço da energia elétrica, com esta linha de transmissão,é ter qualidade, continuidade, quantidade o principal: o preço. Isso porque teremos um desconto de 20% de desconto sobre uma fatura de praticamente R$ 4 milhões. Se conectarmos este linha em março, este desconto ficará até 30 de setembro nos cofres da cooperativa e depois será repassado para a fatura do associado.

Depois de nos conectarmos na subestação da Eletrosul, vamos entrar para o mercado livre, onde estamos tentando um contrato com preço menor para que isso se reverta em benefícios aos nossos associados.


Panorama SC: Então as perspectivas são as melhores possíveis?

Altair: Com certeza. É para isso que trabalhamos, é isso que a gente busca: sempre o melhor. Seja na qualidade, na quantidade ou no preço. Nosso objetivo é levar satisfação plena desde a dona de casa que precisa da energia elétrica para seus afazeres diários, até o agricultor ou empresário que depende deste produto para manter seus negócio e fazer girar a economia local . Aliás, a nossa luta por diminuição de preço da energia precisa ser contínua, não só junto aos órgãos do setor, mas também na nossa própria administração interna, pois isso significa a diminuição de custos para quem produz e preços mais baixos no revendedor final, onde o cidadão comum irá buscar o que precisa.