O primeiro sábado de julho é um dia especial para a Cooperativa Energética Cocal - Coopercocal. Nele, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como Dia Internacional das Cooperativas. A expressividade da cooperação é uma evidência marcante nesses 59 anos da Coopercocal através da promoção da cultura, saúde, preservação do meio ambiente, lazer, projetos sociais e de sustentabilidade e, principalmente, a garantia de levar energia de qualidade promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida a seus associados. É desta forma que a Coopercocal atua ao atender nove municípios da região, entre eles: Cocal do Sul e parte dos municípios de Urussanga, Criciúma, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Orleans, Lauro Muller, Treviso e Siderópolis.
Para celebrar a data, a Coopercocal deu início na última quinta-feira (29/06) ao programa Mulheres Cooperativistas. Com o objetivo de despertar na mulher sua importância e contribuição no meio cooperativista, o programa visa oferecer capacitação cooperativista buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres. O curso tem duração de quatro meses com encontros semanais. No encontro de sensibilização as mulheres receberam um kit totalmente gratuito que contém camiseta, bolsa, agenda e caneta, personalizado de acordo com o programa, que é custeado pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Além disso, durante todo o ano a Coopercocal realiza ações que vem de encontro ao sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade. “Cooperação é a melhor maneira de construir um futuro sustentável. Cientes do compromisso e do papel que o cooperativismo desempenha na transformação social, a Coopercocal vem desempenhando ações que valorizam as pessoas e o bem comum”, afirma o presidente Altair Lorival de Mélo.
Os principais projetos sociais
Ateliê Mulheres Artesãs da Coopercocal
Desde 2017 o projeto objetiva contribuir com a melhoria do bem-estar da população, comprometendo-se com a sustentabilidade. Através da valorização da mulher oportuniza as famílias dos associados e consumidores um estímulo para geração de sua própria renda. O projeto busca não só apenas estimular o desenvolvimento social por meio da complementação de renda, mas também a sustentabilidade, através da reciclagem. No curso são confeccionadas peças decorativas e utilitárias, sendo utilizados tecidos, fibras, potes, cds, vidros, latas, madeira etc. Aproximadamente mulheres já passaram pelo ateliê da Coopercocal e puderam aprender diversas técnicas de artesanato. Atualmente o curso conta com 60 mulheres inscritas.
Associação dos Artesãos de Cocal do Sul – Cocal Arte
Diante do retorno positivo e da importância do vínculo criado com essas mulheres, foi criada a associação de artesãos de Cocal do Sul que tem por objetivo difundir o artesanato na região com exposições em feiras e festas, além de ter caráter solidário pois são confeccionados kits para bebes que são doados as famílias menos favorecidas da área de atuação da Coopercocal. Espirito de cooperação que já beneficiou 90 famílias
Cooperar e Preservar
Na Coopercocal as cruzetas retiradas das redes de energia e sem mais utilidade viram bancos que são doados a praças, igrejas e escolas. Com o lema “Há sempre mais um modo de usar o que a natureza nos dá” a ação busca minimizar os impactos ambientais e a preservação dos recursos naturais através da reciclagem.
Distribuição do FATES
Todos os anos, a Coopercocal repassa para associações de moradores, grupos de mulheres, de idosos e esportivos, além de entidades filantrópicas, recurso do FATES (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), constituído de 5% das sobras líquidas apuradas no exercício anterior.
Esporte como qualidade de vida
Jogos solidários: Oito equipes disputaram belas partidas de futebol na sede esportiva da Coopercocal e ainda, contribuíram para campanha do agasalho 2023. Um dia de lazer, integração, solidariedade e inclusão social.
Festival de Escolinha de Futebol Suíço: O primeiro evento aconteceu em 2022 com a presença de 130 crianças das categorias até 12 e 14 anos dos municípios de Cocal do Sul, Sangão, Morro da Fumaça e Nova Veneza. Um dia de socialização, competição e acima de tudo: cooperação. Neste ano a ação está prevista para acontecer no mês de outubro.
Presença nos principais eventos esportivos da cidade: Através deste apoio a Coopercocal estimula a qualidade de vida dos associados e familiares promovendo também a integração com as comunidades.
Iluminação Pública: segurança e conforto aos associados
Parceria firmada com o governo municipal de Urussanga que leva iluminação pública de LED aos interiores, gerando economia aos cofres público, segurança e qualidade de vida a população.
Economia e desenvolvimento
Entre os benefícios obtidos com o investimento da Linha de Transmissão 69kV pode-se destacar a melhoria significativa nos níveis e índices de qualidade, confiabilidade e segurança do sistema elétrico da Coopercocal; garantia de expansão e novas conexões; recomposição tarifária diante dos novos ativos e consequentemente redução significativa nas tarifas internas. A linha que teve investimento de mais de R$ 15 milhões agora opera em 69kV (quilovolts) e possui demanda total de até 90mW (megawatts), ou seja, garante energia com qualidade e quantidade para pelo menos mais 40 anos. Este é mais um grande salto da cooperativa e do desenvolvimento econômico de toda a área de atuação.
Valor da energia
A Coopercocal possui uma das tarifas mais barata do Brasil, respaldo de um trabalho sério e transparente. A Coopercocal atua sempre pensando em seu associado.
Entre tantas ações desenvolvidas pela Coopercocal o presidente reforça que celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo é alertar a sociedade sobre a importância de assumir comportamentos e atitudes mais colaborativas e construtivas no dia a dia, independente do ramo de atividade. “Esta data vem para conscientizar sobre como todos podemos ter uma vida melhor, baseada no desenvolvimento econômico e social com princípios de igualdade, equidade e respeito”, finaliza Belha.
Comments