Projetos e ações cooperativista trazem resultados positivos nas áreas social, educacional, ambiental e de saúde

No primeiro sábado de julho, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, destacando a força e união das cooperativas. Para a Cooperativa Energética Cocal - Coopercocal, esta data vai além da celebração; é um momento de reafirmar o compromisso com seus associados.
Em 2024, sob o tema ‘Cooperativas constroem um futuro melhor para todos’, a Coopercocal destaca sua contribuição essencial para o desenvolvimento comunitário, não apenas fornecendo energia elétrica de qualidade, mas também promovendo iniciativas sociais, educacionais, ambientais e de saúde.
Entre os projetos destacados está o Mulheres Cooperativistas, programa que visa fortalecer a participação das mulheres na cooperativa, oferecendo capacitação e oportunidades de liderança. Este ano, com a segunda turma já inscrita, os encontros começarão no dia 16 de julho.
Outra ação relevante é o Mulheres Artesãs, que incentiva a produção artesanal, promovendo a independência financeira e a valorização cultural das mulheres da comunidade. Em sete anos, aproximadamente 400 mulheres já passaram pelo projeto e produziram mais de 15 mil peças.
Além disso, a Coopercocal realiza parcerias com escolas, implementando projetos educativos que promovem o uso consciente da energia elétrica e a importância da sustentabilidade. A agricultora Tânia Carniato, associada de longa data, compartilha o impacto positivo em que a cooperativa tem em sua vida. “A Coopercocal não é apenas uma distribuidora de energia, mas uma verdadeira parceira na nossa jornada de crescimento e bem-estar. Os projetos sociais e educacionais mudaram a vida de muitas famílias na nossa comunidade, inclusive a minha”, ressalta.
A cooperativa também lançou recentemente o Jovens Cooperativistas, um programa com início previsto para agosto que tem como objetivo engajar os jovens do ensino médio na cultura cooperativista, promovendo a liderança jovem, o aprendizado e a cooperação, através de capacitação e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
No campo ambiental, o Projeto Cooperar e Preservar incentiva a reciclagem e a reutilização de materiais.
São realizadas campanhas de conscientização ambiental que incentivam práticas sustentáveis na comunidade. A cooperativa também possui cisternas para armazenamento da água da chuva, visando a reutilização em diversos setores da empresa.
Para promover a saúde e o bem-estar, a Coopercocal apoia diversos eventos esportivos e de lazer, fomentando a integração comunitária e o bem-estar físico dos associados. De acordo com o presidente Altair Lorival de Mélo a cooperativa trabalha ativamente para melhorar a qualidade de vida de seus associados e da comunidade em geral.
No âmbito do desenvolvimento comunitário, o presidente destaca que a Coopercocal destina recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) para apoiar projetos sociais, educacionais e técnicos que beneficiam os associados.
A cooperativa promove torneios e competições esportivas que incentivam a prática do esporte e a integração social, organiza eventos comunitários na praça que fomentam a interação social e cultural, e oferece atendimento social com mão de obra gratuita para serviços de instalações em espaços coletivos, como igrejas, escolas e parques, reforçando seu compromisso com o bem-estar comunitário. “Estamos constantemente buscando novas formas de beneficiar a nossa comunidade e construir um futuro mais próspero e solidário”, salienta o presidente.
A cooperativa também se dedica a projetos de melhoria de infraestrutura elétrica, garantindo um fornecimento estável e seguro de energia, essencial para o desenvolvimento econômico local.
O presidente reforça que a Coopercocal continua a se expandir e inovar, sempre com o foco no desenvolvimento e no bem-estar de seus associados.
“Neste Dia Internacional do Cooperativismo, reiteramos nosso compromisso com os princípios cooperativistas, impulsionando o desenvolvimento sustentável e fortalecendo os laços sociais que sustentam nossa comunidade”, finaliza.