top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Comunidade católica urussanguense presenteia Bispo nos 25 anos da Diocese de Criciúma


Padre Carminatti, Dom Jacinto, pároco Giliard e padre Fernando


Criada em 15 de agosto de 1998, a Diocese de Criciúma tem São José como padroeiro e seu território compreende 26 municípios da região Sul de Santa Catarina.

Sua criação teve a assinatura do Papa João Paulo II, que desmembrou 25 cidades da Diocese de Tubarão para colocá-las sob a responsabilidade do bispo Dom Paulo de Conto.

Um fato que merece registro é a participação do atual vigário da paróquia Nossa Sra. da Conceição - Valdemar Carminatti, na elaboração do projeto para criação da Diocese de Criciúma.

No último domingo 20/08, dando continuidade às comemorações do Jubileu de Prata,fieis que foram em caravanas de vários municípios, participaram de uma caminhada saindo da Praça Municipal da comunidade de Morro Bonito, em Içara, até o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus.

Logo após, todos participaram de uma missa celebrada por Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres.

Atualmente, a Diocese de Criciúma possui mais de 80 padres diocesanos e 13 padres religiosos. Possui 43 paróquias e três santuários diocesanos, somando mais de 540 comunidades.

Representando Urussanga, o pároco Giliard Cesconetto Gava entregou a Dom Jacinto um báculo, numa homenagem do povo urussanguense a este bispo que desde o dia 16 de setembro de 2009 cumpre sua missão de fé no comando da Diocese.

bottom of page