
Durante esta semana, uma comitiva de italianos visitou municípios da região da AMREC.
Em Pedras Grandes, o prefeito Agnaldo Filippi recebeu os visitantes com uma grande festa para firmar o pacto de amizade com a cidade de Belluno. A visita marcou ainda a instalação da Associação Bellunesi de Pedras Grandes, cujo primeiro presidente é o prefeito Agnaldo Filippi.
No distrito de Azambuja, que foi a porta de entrada para os imigrantes italianos no Sul de Santa Catarina, o grupo de italianos que está no Brasil para fortalecer os laços culturais e explorar oportunidades no Turismo de Origem Italiana, foi recebido em um encontro que reuniu a comunidade ítalo-brasileira da região.
O prefeito Agnaldo Filippi destacou que “o foco está na infraestrutura e no desenvolvimento do turismo e integração regional, da AMUREL e AMREC através das rotas italianas”
Estavam presente os prefeitos de Tubarão, Estener Sorattto e de Urussanga, Stela Talamini, o vice-prefeito de Nova Veneza, Edesio Spilere, o bispo de Tubarão, Adilson Pedro Busin e o diretor da Embratur para o sul do Brasil, Luciano Boico. Entre os italianos, a Prefeita de Vigo di Cadore e vice-presidente da província de Belluno, Silvia Calligaro, a Vereadora de Belluno e delegada dos bellunesi nel mondo, Irene Galão, e o presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e Conselheiro da CGIE, Oscar de Bona.
Os visitantes passaram pela Rodovia da Imigração Italiana e conheceram o cemitério de Azambuja, primeiro local de sepultamentos dos imigrantes. O local está sendo restaurado e se transformará em um memorial das famílias italianas. Também foi descerrada uma placa com o nome dos pioneiros na comunidade de Santo Antônio de Azambuja.

Em Orleans, dois italianos que faziam parte da comitiva da região do Vêneto estiveram, no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, e ainda abrir portas para futuros grupos que venham fazer o chamado “turismo de raiz”.
O ex-senador e atual presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo, de Treviso, Conte Franco, e o escritor e diretor Vegro Nicola, de Pádua, foram recepcionados pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, pela vice-prefeita de Orleans, Leonete Canever Librelato, e por outros representantes da instituição. Durante a visita, trataram de possibilidades de parcerias.

No Município de Urussanga os italianos foram recepcionados pela prefeita Stela Dagostin Talamini na Praça Longarone.
Logo após, na Prefeitura Municipal, houve uma cerimônia evidenciando o pacto de amizade entre Urussanga e a cidade de mesmo nome.
Encerrando a visita, à noite, houve um jantar de confraternização na Osteria Nonno Lauro.