top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Com prefeita, vice e vereadores mirins eleitos, alunos visitam Câmara de Cocal do Sul 


O plenário da Câmara Municipal de Cocal do Sul encheu-se de alegria e curiosidade na manhã de quarta-feira (26) com a visita de 22 alunos do 4º ano da Escola de Educação Básica Francisca Búrigo. Acompanhados das professoras Taciana Machado Becker e Anna Beatriz Dias Pereira, os visitantes foram recepcionados pelo presidente da Casa Legislativa, Gilson Clemes, e pelos vereadores Marcel Freitas e Maria Luiza Da Rolt.

Na oportunidade, eles puderam tirar dúvidas e vivenciar a experiência básica do trabalho de um vereador. Isso foi especialmente significativo porque a turma tem prefeita, vice e vereadores eleitos, após uma eleição acirrada e democrática realizada em sala de aula, com direito a campanha, apresentação de propostas e faixas oficiais.

"É gratificante para nós vereadores ver as crianças se interessando por esse processo eleitoral e, assim, conhecendo mais sobre como funciona e a importância do nosso trabalho. Conhecer os poderes e entender o processo faz com que tenhamos futuros jovens eleitores, e até possíveis candidatos, mais preparados e engajados com a política municipal", destacou Clemes.

Com o tema "Conhecer para exercer no futuro", as professoras levaram o tema "política" para a sala de aula, onde, de maneira lúdica, os estudantes mergulharam em um projeto divertido e envolvente que abordou os poderes municipais: Executivo e Legislativo. "Educação é a base de tudo, né? E eles sentirem de forma lúdica como é ser um vereador, entender o trabalho de um vereador, qual é a função de um prefeito, saber um pouco sobre como funciona o município, é plantar uma sementinha na cabeça deles para que, no futuro, quem sabe, uma dessas crianças não seja representante do município", explicou a professora Taciana.

A eleição, realizada entre os alunos, contou com cabine de votação e participação da equipe diretiva. Os candidatos escreveram e apresentaram propostas, além de expor as ideias no recreio para que toda a escola tivesse conhecimento. A prefeita eleita pela turma, com apenas quatro votos de diferença, foi Laura Olivier Pereira, de 9 anos, que pôde ler novamente suas ideias e propostas na Tribuna Municipal. Propostas essas que foram aprovadas por unanimidade pelos pequenos vereadores.

A participação e engajamento dos pais no projeto ficou evidente com a declaração de uma ajuda mais que especial recebida pela agora prefeita do 4º ano. "Minha mãe foi me falando as ideias e eu fui vendo se queria colocar ou não", compartilhou Laura, que afirma estar gostando do novo título.

Comments


bottom of page