top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Com apoio do Estado, Fórum Internacional de Inovação Social é realizado em Criciúma


Compreender as necessidades da sociedade é o ponto de partida para a criação de soluções inovadoras. Temática que foi amplamente debatida esta semana, em Criciúma, durante o 2º Fórum Internacional de Inovação Social (FIIS).

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A iniciativa é da Abadeus, entidade responsável pela implantação do primeiro Centro de Inovação Social (Cisa) do Estado. Presencial e online, aconteceu nesta quinta-feira 25/05, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

“O FIIS tem como objetivo difundir a Inovação Social e engajar a sociedade na luta por um mundo mais justo e igualitário, com oportunidades reais de transformação a serem geradas pelo poder público, empresariado, terceiro setor, universidades e comunidade em geral. Todos somos responsáveis pelas mudanças que desejamos ver no mundo”, pontuou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

A programação, dividida em dois palcos, contou com palestras, painéis, workshops, além de cases de Inovação Social nacionais e internacionais.

Destaque ficou para a palestra “Capitalismo consciente, força para impulsionar a inovação social”, que foi ministrada por Thomas Eckschmidt, fundador do movimento capitalismo consciente no Brasil, Peru e Colômbia.

Eckschmidt também é CEO da maior rede de consultores de capitalismo consciente no mundo, além de coautor do livro Capitalismo Consciente Guia Prático, publicado pela universidade americana de Harvard.

“Para ser social ou ambientalmente responsável, uma empresa ou instituição precisa dar lucro. Defendo que qualquer negócio pode atuar de forma responsável, a partir do motivo pelo qual ele existe enquanto organização. Como? Alinhando princípios e compromissos de ESG (meio ambiente, social e governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU) à essência da empresa”, afirma o palestrante.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto,também participou do evento com a palestra “Fapesc: o novo olhar das Fundações de Amparo à Ciência e Tecnologia para a Inovação Social”.

Comments


bottom of page