Clima - mês de Junho teve frio abaixo da média histórica em Urussanga

Climatologista Sônego diz que maior quantidade de frio pode beneficiar setor de fruticultura

“O mês de junho de 2022 foi marcado por um frio constante em Urussanga e região. A temperatura média mensal foi 14,0°C, portanto 1,4°C abaixo da média histórica de 15,4°C para o mês.

A menor temperatura ocorreu em Belvedere, com 0,1°C na madrugada do sábado dia 11, enquanto que na Estação Experimental da Epagri a madrugada mais fria foi no domingo dia 12 com 1,4°C.”

Estas foram as informações repassadas pelo engenheiro agrônomo e climatologista da Estação Experimental da Epagri em Urussanga - Márcio Sônego.

Segundo ele, “um fator positivo foi o maior acúmulo de horas de frio que pode beneficiar as fruteiras de clima temperado (uvas, pêssegos, ameixas e maçã), além do incremento nas vendas de artigos de inverno e até mesmo de vinhos. Na verdade, o trimestre abril-maio-junho de 2022 foi mais frio do que a média histórica na região de Urussanga, pois abril e maio também foram mais frios do que o normal em 1,0°C, com médias registradas de 19,9°C e 16,3°C, respectivamente.

Além do frio, os meses de maio e junho tiveram chuvas acima do normal, com destaque para enchentes na primeira semana de maio, em especial no vale do Rio Tubarão, e chuvas constantes entre os dias 21 e 25 de junho. Em maio choveu 250 mm (normal seria 127 mm), e em junho 208 mm (normal seria 90 mm), explicou Sônego ao acrescentar que “as previsões indicam que julho de 2022 vai ser menos chuvoso, mas com temperatura dentro da normalidade.

A previsão indica chover 25 mm a menos do que a média histórica de 110 mm, o que a princípio não trás problemas por ser mês de pouco consumo de água na agricultura.

Quanto à temperatura, o mês vai ter o frio dentro da normalidade, com temperatura média em torno de 14,6°C, noites ainda frias, e alguns episódios de calor, coisa que não houve em junho. Portanto, julho será frio ainda, mas não com a mesma constância como foi em junho.

Resumindo, a média de temperatura em julho poderá ser maior do que foi em junho. Isto aconteceu em 12 anos dos últimos 65 anos analisados (1955-2020), sendo que o último evento foi em 2016 quando junho teve 12,2°C e julho 14,7°C de temperatura média.”