Chuvas com risco de alagamentos em Urussanga e região


Os modelos de previsão do tempo indicam chuvas persistentes entre a segunda-feira (02/05/2022) e a quinta-feira (05/05/2022).

A Epagri/Ciram indica um volume acumulado de 200mm para Urussanga previstos para as próximas 96 horas, o que pode causar alagamentos tanto na área rural como urbana.

O modelo do Instituto Nacional de Meteorologia indica um pouco mais de chuva, com acumulados de até 500 mm no costão da Serra Geral.

Márcio Sônego, pesquisador em Agrometeorologia da Estação Experimental de Urussanga, relata que no mês de maio chove em média 102mm, mas que nos últimos 15 anos ocorreram 5 meses de maio com chuva em excesso pela formação de ciclone extratropical sobre o oceano, próximo do litoral sul catarinense.

Além do risco de alagamentos e deslizamentos de terra nas encostas, este excesso de chuva prejudica a cultura do feijão perto de colher, e atrasa a colheita da soja. O vento poderá ser mais forte e constante, com velocidade de até 60km/ na região das praias, durante a quinta-feira, e forte ressaca no mar. Portanto, o ciclone extratropical causa transtornos na praia e no interior da região.

A Defesa Civil está de prontidão.