Centro de Urussanga com temperatura mais baixa do que nas montanhas do Belvedere


Vista parcial da localidade de Belvedere - Foto Ruberval Franciso Pilotto


Um fenômeno bastante inesperado aconteceu na manhã desta quinta-feira 19/08, quando a temperatura na localidade de Belvedere, região montanhosa do município de Urussanga, foi maior do que no Centro da cidade, localizado na parte baixa.

A explicação para isso, segundo o meteorologista da Estação Experimental da Epagri em Urussanga - Márcio Sônego, é que “o relevo dos Vales da Uva Goethe mostra o predomínio dos terrenos ondulados a forte ondulados, cujas inclinações variam de 8 a 45%, e onde as altitudes superam os 400 metros nas nascentes dos rios, chegando mesmo aos 609 metros de altitude no platô de Belvedere. Este terreno dobrado, recortado pelos vales dos rios cercados por morros, cria microclimas, só identificados com medições meteorológicas no local. Em uma manhã gelada de inverno a geada pode ocorrer na baixada, mas não nas áreas mais altas de uma mesma propriedade rural. Os morros alteram a direção e a velocidade dos ventos, e podem causar surpresas até mesmo nas variações da temperatura dentro do município.

Nesta semana aconteceram variações significativas nas temperaturas do ar por conta de perturbações na atmosfera, e por conta dos microclimas dos Vales da Uva Goethe. O mês de agosto vinha mantendo a constância do frio do inverno 2021 até na segunda-feira (16/08), com temperatura máxima de apenas 17,5°C. O termômetro pulou para 31,0°C na terça-feira (17/08), voltou a cair para 22,6°C na quarta-feira, e pulou para 35,0°C na quinta-feira (19/08).

Daí veio a surpresa de estar mais quente em Belvedere do que em Urussanga na manhã da quinta-feira, quando às 9:00h marcava 27°C lá em cima no platô, e apenas 21°C aqui embaixo na cidade.

O motivo deste súbito aquecimento em Belvedere se deu pelos ventos em altitude que eram da direção noroeste (NW), trazendo o ar mais quente primeiro para as partes altas do município.

Durante a tarde o forte calor tomou conta de todo o município. Entretanto, continua a máxima climática de ser mais frio nas altitudes. Medições feitas durante um ano inteiro mostraram que em Belvedere a temperatura média anual é 2,9°C menor do que em Urussanga, com uma variação de -0,57°C/100m de elevação no terreno” explicou Sônego.