top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

CDL Urussanga 45 anos - uma história de família há várias gerações

Leonardo é a terceira geração, tanto por parte da família Zanelato

quanto da Felippe, a atuar no comércio varejista urussanguense


No ano de 1977, quando urussanguenses se reuniram para fundar uma associação visando o desenvolvimento do comércio local, certamente não imaginavam que estavam criando um canal de integração social e até uma tradição em algumas famílias que fazem parte desta história de 45 anos.


Algumas das promoções e eventos criados ou apoiados pela CDL, tornaram-se lembranças queridas para muitas pessoas, a exemplo do Natal Encantado com seus saudosos desfiles e espetáculos que unia escolas, famílias, comerciantes, indústrias e poder público no mesmo espírito de paz e fraternidade, sendo ainda uma oportunidade para revelação de talentos na dança e na música, com as apresentações de artistas locais.

Desta organização que nasceu para criar diretrizes, estabelecer metas, auxiliar na modernização das empresas e capacitação dos funcionários, surgiu também a tradição familiar de participar ativamente da CDL.

Um exemplo disso é o jovem Leonardo Felippe. Atual presidente da CDL Urussanga, Leonardo iniciou sua participação em 2020 quando foi eleito presidente da recém criada CDL Jovem.

Desde então, vem buscando parcerias para realização de eventos e promoções que auxiliem no aumento das vendas do comércio local, mas que também sirvam de momentos de confraternização para os urussanguenses.

Do lado paterno, Leonardo tem o exemplo da avó Irinéia Nunes Felippe, fundadora da tradicional loja de calçados Cinderela, atualmente administrada por seu pai e ex-prefeito Jhonny Felippe, que ampliou o empreendimento familiar criando a Ponta Calçados.

Do lado materno, Leonardo vislumbra o exemplo de dedicação do saudoso avô Antonio Carlos Zanelato - o popular Bugio, o qual atuou no comércio varejista por muitos anos, foi um dos fundadores da CDL Urussanga e o Presidente que adquiriu a sede própria desta entidade, ainda utilizada atualmente. Sua mãe Geórgia Zanelato Felippe atua no mesmo segmento de seu pai Antonio Carlos- o ramo de vestuário, administrando o Planeta Homem.

“Eu sinto orgulho de estar colaborando para manter esta tradição familiar de atuar no comércio e de estar à frente de uma instituição tão importante no desenvolvimento econômico e social de Urussanga. É preciso evidenciar que o comércio gera muitos empregos e muitas famílias dependem da boa atuação deste segmento da economia.

Nós estamos fazendo a nossa parte buscando dar suporte aos nossos associados, trazendo inovações, ouvindo nossos comerciantes para saber quais dificuldades eles enfrentam e tentar buscar uma forma de solucionar os problemas. Mensalmente realizamos evento na Praça, não só para incentivar as vendas, mas também para criar uma interação com nossa população que sempre prestigia e participa.

Temos um calendário anual, com programações especiais em datas comemorativas como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, além de participação em outros como a Spina In Piazza, mais recentemente o de ciclismo e o Moto Praça” explicou Leonardo ao acrescentar que durante sua gestão, ele e a Diretoria buscarão cada vez mais fortificar a CDL.

“A nossa gente é batalhadora e corajosa. Nós acreditamos na força da união para vencer os desafios e é isso que estamos trabalhando dentro da nossa CDL, sempre buscando ouvir muito os conselhos e até as críticas construtivas que, ao nosso ver, nos auxiliam no diagnóstico da situação e nos alertam para o caminho que deve ser seguido.

De outro lado, acho que Urussanga poderia evoluir para aproveitar o seu forte potencial turístico e, para isso, o comércio precisa estar preparado, tanto para receber o turista que vem quanto para apoiar iniciativas que tragam o turista para a cidade. Estamos seguindo com o desejo de conseguir resultados muito positivos no futuro, o que fará muito bem não só para nossos lojistas mas para toda Urussanga”, concluiu Leonardo.


Comments


bottom of page