Campanha de multivacinação começou esta semana e vai até o fim do mês


Iniciou segunda-feira 05 e vai até o dia 30 de outubro duas campanhas de vacinação nacional. Uma contra a Poliomielite e outra para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Tanto a campanha de Multivacinação, quanto a da Pólio, tem data marcada para o dia “D”, de mobilização nacional, para o dia 17 de outubro.

A Campanha contra a Poliomielite, o grupo alvo são crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo desta campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país.

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para que o Brasil continue livre da doença.

Para a Campanha de Multivacinação, não há uma meta numérica específica e os principais objetivos são: oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente.

No início do mês de setembro deste ano, após 21 semanas sem novos casos, Santa Catarina declarou encerrado o surto de sarampo que havia começado em julho de 2019. A grande participação da população, que aderiu a vacinação do sarampo, foi essencial para o encerramento do surto.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Marília Ferreira Marcineiro, o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é o de crianças menores de cinco anos de idade. Já na multivacinação, são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para esse atendimento as unidades de saúde do município estarão atendendo em horário normal (das 8h às 12h e das 13h às 17h), com exceção da UBS do bairro Estação, onde funciona o Centro de Triagem da COVID-19.

A Enfermeira ainda explica que no Dia D, 17 de outubro, a vacinação acontece no mesmo horário de atendimentos das UBS’s, mas com o diferencial de não fechar ao meio. Vale ressaltar que devido a pandemia as equipes das unidades de saúde obedecerão as diretrizes nacionais sobre distanciamento social, o uso de máscara e de álcool em gel. Nessa campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.