top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Cônsul da Itália participa de homenagens em Urussanga



Na segunda-feira 9/10, a comunidade urussanguense participou de uma missa em homenagem às vítimas do desastre do Vajont, ocorrido em 1963 na cidade de Longarone-IT.

Celebrada em língua italiana na igreja matriz que abriga a réplica de La Pietá, pelo pároco Giliard Cesconetto Gava e com a participação do Coral Sta. Cecília, a missa foi assistida por Eugenia Tiziana Berti, cônsul da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina. Representando Urussanga, o prefeito Gustavo Cancellier usou a palavra e disse que todas as vítimas da tragédia italiana vivida há 60 anos, eram “sangue do nosso sangue”, referindo-se ao parentesco existente entre as famílias italianas e urussanguenses.

Já Dra. Eugenia, em entrevista à reportagem de Panorama, disse que estava emocionada em participar da homenagem feita por Urussanga, principalmente porque a tragédia do Vajont é um acontecimento muito triste na história italiana.

“Estou honrada em estar presente, homenagenado às nossas vítimas e sentindo que estamos irmanados no mesmo sentimento” afirmou a representante do consulado italiano.


As homenagens foram organizadas pela Associação Amici di Longarone, PMU e movimento cultural de Urussanga e contou com a presença do Presidente do COMITES PR/SC- Eduardo C. Bonetti.

bottom of page