top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Câmara de Urussanga conquista nível prata em avaliação nacional de transparência




A transparência da Câmara de Vereadores de Urussanga obteve certificação com selo prata nesta segunda-feira, dia 13. O Legislativo urussanguense conquistou o reconhecimento no Radar Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas de todos os estados.



O índice de transparência obtido pela Câmara de Urussanga foi de 81,44%, o segundo mais alto entre os municípios avaliados no Sul de Santa Catarina. No início do ano, o presidente do Legislativo, vereador Daniel Moraes, o Nel (PSD) havia determinado que a Câmara de Urussanga adotasse as melhores práticas de transparência, o que foi providenciado pelos servidores do Legislativo.



“Este resultado positivo mostra que estamos no caminho certo, porque 100% dos critérios considerados essenciais foram atendidos. Outro ponto importante é que já temos um panorama do que podemos melhorar para os próximos anos. Um Poder que legisla e fiscaliza também deve dar o exemplo”, afirma Nel.



Os portais da transparência de órgãos públicos foram classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. A avaliação incluiu os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nas esferas federal, estadual e municipal, assim como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas e entidades da administração indireta federal (empresas públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista). Foram analisados 8.045 portais da transparência em todo o país.



As certificações como a obtida por Urussanga só são concedidas aos entes que cumprem 100% dos critérios considerados essenciais. No Sul de Santa Catarina, as câmaras de vereadores de Içara e Criciúma também obtiveram certificação.



De acordo com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), organizadora do Radar, a classificação foi estabelecida com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.




Veja as 10 Câmaras mais bem avaliadas no Sul de SC:



Içara - 92,3% (100% dos critérios essenciais atendidos)


Urussanga - 81,44% (100% dos essenciais)


Criciúma - 75,17% (100% dos essenciais)


Imbituba - 73,45%


Jaguaruna - 69,59%


Turvo - 56,92%


Balneário Gaivota - 55,94%


Gravatal - 55,59%


Nova Veneza - 53,17%


Laguna - 53,03%

bottom of page