top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Barragem do Rio São Bento no projeto de turismo e educação ambiental


No início desta semana, a deputada federal Júlia Zanatta participou de reunião com o presidente da Casan, Laudelino Bastos, e com o diretor de relações institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues.

Na pauta, a valorização do potencial turístico da barragem do Rio São Bento, a maior abastecedora de água do sul do estado.

A parlamentar está apoiando um projeto iniciado pela Acafe em parceria com a Casan para envolver alunos da região com atividades relacionadas à educação ambiental. A proposta tem como objetivo aproveitar a estrutura da barragem e fortalecer a capacidade de visitação do local aos finais de semana.

“É o maior reservatório de água da região sul catarinense. Temos que valorizar nossas belezas e riquezas naturais. Já fizemos uma boa conversa na Casan e vamos acompanhar de perto a consolidação deste projeto. Será uma grande conquista para a região carbonífera”, defendeu Júlia Zanatta.

Com um lago artificial de 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol), a barragem do Rio São Bento tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí, e foi inaugurada no dia 21 de junho de 2006. Foi construída para resolver os problemas de abastecimento de água da região sul do estado, especialmente os da região carbonífera.

Alunos de escolas de vários municípios da região faziam excursões para conhecer o local e também se sensibilizar com a importância da água, numa região onde a poluição causada pela ação mineradora é grande e trouxe muitos problemas para todos.

No ano de 2020, em virtude da pandemia de Covid 19, o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, determinou a suspensão das visitas à Barragem do Rio São Bento, um dos principais pontos turísticos de Siderópolis.

Comentários


bottom of page