top of page
Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Associação Bellunesi di Urussanga é homenageada no legislativo

Moção de Aplauso foi concedida pelos 35 anos de fundação e atuação na comunidade


Na noite da terça-feira 20/02, integrantes da Associação Bellunesi Nel Mondo - Famiglia di Urussanga, participaram da sessão da Câmara de Vereadores, oportunidade em que o legislativo entregou uma Moção de Aplauso para a referida associação pelos seus 35 anos de fundação.

A honraria, proposta pelo vereador Luan Varnier e aprovada por unanimidade, foi em reconhecimento ao grande papel desempenhado por esta associação, tendo protagonizado diversas ações que muito contribuíram para o desenvolvimento no setor étnico-cultural e turístico.

Falando em nome da associação, o presidente Vitor De Brida fez um breve relato histórico, enaltecendo todos os que participaram de atividades tão importantes da Bellunesi di Urussanga para o município.

Em entrevista à reportagem de Panorama, Vitor disse sentir-se honrado de estar à frente desta associação em momento tão importante, agradeceu os demais membros da Diretoria e associados pela confiança depositada nele, e foi enfático ao afirmar que não medirá esforços para cumprir seu papel na manutenção das tradições e cultura herdadas dos imigrantes italianos, no trabalho de estimular a juventude a participar da Bellunesi e também na integração entre Urussanga e la Patria Madre.


Da história




A Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia di Urussanga foi fundada em 24 de novembro de 1988. A associação representa na cidade de Urussanga a Associazione Bellunesi Nel Mondo com sede matriz na cidade de Belluno na Itália, a associação na Itália foi criada em 1966 e trabalha para manter viva a ligação das famílias de origem bellunesi presentes na Itália e no resto do mundo. O lema da associação é “Vicini e lontani, mai soli” (Próximos ou distantes, nunca sozinhos).

A associação em Urussanga foi fundada com os seguintes objetivos: 1. Congregar os imigrantes da Província de Belluno da Itália, seus descendentes e amigos; 2. Promover atividades cívicas, culturais e recreativas para a manutenção das tradições Bellunesi e Vêneta; 3. Promover intercâmbio com as demais associações no Brasil e no exterior.

Além de se fazer presente em eventos festivos e culturais de Urussanga, a Bellunesi di Urussanga já viabilizou a vinda de grupos italianos ao município e se destaca no apoio a pesquisas e a historiadores da imigração italiana, a viabilização de edição de livros, como a reedição do livro de 1904 “Coloni e Missionari nelle foreste del Brasile” de autoria do Padre Luigi Marzano. Artigos sobre a imigração italiana, história de famílias, contos e tradução de textos.

Na área profissional, por exemplo, viabilizou a ida de professores de língua italiana para aperfeiçoamento na Itália (Scuola di Feltre e Perugia, Scuola Marco Polo di Belluno), o estudo de jovens na área de turismo e hotelaria (Istituto Alberghiero D. Dolomieu, di Longarone), na área de laticínios (Aziende di Tiene). Criou e fundou a “Scuola d’Arte Vetraria Luigi Barindelli di Urussanga” financiada pela região Veneta, Comune di Longarone, Centro de Cultura Italiana de Curitiba e Prefeitura de Urussanga. Ainda na área profissional incentivou e auxiliou os sócios da associação a procurar suas origens e requerer a cidadania italiana, que permitiu a busca por oportunidades de emprego na Europa. Como incentivador cultural criou grupos musicais como o grupo “Ci_Ri_Bi_Ri_Bim”, fundação do “Foto Clube Urussanga”, fundou a associação “Amici di Longarone”, “Movimento Ostrega” e participou da criação e hoje a presenta o programa de rádio “La voce della Benedetta”.

Promoveu concursos culturais como a “Giornata Fotográfica” e o “Concorso Coppa d’Arte del Gelato”. Executou monumentos como por exemplo o de “80 anos de Imigração” e o “Memorial das Caçambas”.

A associação apoia ainda projetos culturais como o “Prêmio Hedi Damian” do intercâmbio de cartas de alunos de Urussanga e Longarone.

Pela atuação da associação e de seus membros, a ABM Famiglia di Urussanga é reconhecida internacionalmente com seu registro na “Árvore Das Associações Venetas” sob o número 66 e recebeu prêmios como a medalha “Merito del Gemellaggio” por ter sido fundamental na concretização do pacto em a cidade de Urussanga e Longarone.

O premio “Bellunesi che hanno onorato la Provincia in Italia e nel Mondo” promovido pela Provincia de Belluno, Ass. Bellunesi e Rotary Club di Belluno, foi por quatro vezes recebido por Associados da ABM de Urussanga. São eles: Ruberval Francisco Pilotto, Hedi Damian, Olvacir José Bez Fontana e Zelma Mariot Hilbert.

A associação foi certificada como Utilidade Pública Municipal em 14 de setembro de 1992 e certificada com Utilidade Pública Estadual em 30 de novembro de 2000. A galeria de Ex Presidentes conta com Hedi Damian, Gilson Fontanella, Zelma Mariot, Fernando Fontanella e Karoline Mariot, sendo Vitor De Brida o atual presidente.

Nestas páginas, a homenagem do Jornal Panorama .

Comments


bottom of page