A Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Urussanga, realiza nesta quarta-feira (30), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema central desta edição, será “a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O encontro aconteceu no Centro Comunitário da Matriz, das 13h às 17h.
“O encontro foi gratuito e aberto para toda comunidade. Tivemos participação de toda rede de proteção da criança e do adolescente, que no dia a dia lidam com as mais diversas situações. Queremos criar um ambiente de troca de ideias e experiências”, destacou a secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edilene Colonetti de Souza, explicou a importância da participação popular neste encontro.
“Os envolvidos no processo de construção de novas políticas públicas precisam estar participando deste momento, e a população atendida também. Afinal, é dela que a gente vai estar discutindo, conversando e construindo todo um trabalho para os anos seguintes”, pontua. Os participantes se dividiram em grupos com as seguintes temáticas: promoção e garantia de direitos; enfrentamento das violações e vulnerabilidades; ampliação e consolidação da participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussões; participação da sociedade na deliberação e execução dessa gestão e de controle na rede social das redes públicas e, também, a garantia de recursos para as políticas públicas.
Comments