top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Alunos de Urussanga recebem certificado da EJA SESI

Parceria firmada com a Administração Municipal e SESI foi renovada e garantirá ainda mais qualificação aos urussanguenses


A educação é a porta de entrada para o mercado de trabalho e a garantia de conquistar conhecimento e desenvolver novas habilidades. Porém, nem sempre as oportunidades para a formação escolar são dadas no tempo certo. Para aqueles que buscam recuperar o tempo perdido e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho existe a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma oportunidade que foi dada e abraçada aos formandos da primeira turma da EJA realizada pelo SESI, em parceria com a Prefeitura de Urussanga.


“Para o jovem e adulto, hoje, a formação no Ensino Fundamental e Médio possibilita poder crescer intelectualmente, mas também dentro da empresa em que já trabalha. É possível participar dos processos seletivos no seu próprio ambiente de trabalho e assim poder aumentar sua renda familiar”, explica a supervisora da EJA Regional Sul, Alexandra Serafim de Souza.


Atualmente na EJA é ofertada a modalidade por área de conhecimento. Esta modalidade compreende quatro áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens Códigos e suas Tecnologias, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental. São 13 meses letivos para formação e a carga horária é distribuída em 80% EAD e 20% presencial com aulas presenciais uma vez por semana.


“O SESI tem uma Educação de Jovens e Adultos que possibilita, além da escolaridade, o aumento da produtividade e da competitividade. Para o jovem e adulto que já tem uma jornada de trabalho semanal intensa a nossa EJA é uma ótima oportunidade de voltarem a escola e terminar sua escolaridade básica”, garante Alexandra.

Em Urussanga, 10 alunos receberam os certificados

Nesta quinta-feira (05/08), a tão sonhada formatura aconteceu. Foram 10 alunos, e Urussanga foi o primeiro município da região Sul a receber a parceria com a EJA SESI. A maioria dos formandos são mulheres com mais de 40 anos.


“Ficamos muito felizes com a conquista do tão sonhado certificado e compartilhamos esta alegria com os formandos e suas famílias. Esta foi só a primeira turma. E estamos, juntamente com a Administração Municipal, firmando parceria novamente com o EJA SESI para iniciarmos ainda esse semestre uma nova turma. Para a educação e a administração isso faz parte de políticas públicas. A maioria dessas pessoas precisou desistir dos estudos por algum motivo importante na sua vida. A oportunidade de voltar a estudar e concluir o ensino fundamental, possibilita uma melhor qualidade de vida, de oportunidades, de crescimento pessoal e profissional e melhora a autoestima”, explica a secretária de educação de Urussanga, Janea Possamai.

De acordo com Janea, a parceria com o SESI é muito importante para garantir novas oportunidades aos urussanguenses. “Os estudos da EJA não são só para os adultos que desistiram de estudar, mas também para a correção idade/série do ensino fundamental. Acreditamos que essas pessoas terão oportunidade de um emprego melhor, além de estarem prontas para frequentar o ensino médio. Nossa parceria é importante pois garante oportunidade aos munícipes de crescimento pessoal e profissional”, enaltece a secretária.


De acordo com o prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi, a Administração Municipal investe em todos os níveis de educação. “Em relação a Educação de Jovens e Adultos, Urussanga tem uma parceria importante com o SESI, que já foi renovada. É uma forma de darmos oportunidade para as pessoas que em algum momento da vida tiveram que mudar o seu planejamento relativo à educação e que agora, por meio desse olhar diferenciado da Administração Municipal que dá a sua contribuição, podem garantir a conclusão dos seus estudos. Nos próximos anos que virão, continuaremos investindo, pois entendemos e sabemos que é por meio da educação que a gente muda a vida das pessoas, dá dignidade, e transforma todo o conhecimento adquirido em uma sociedade melhor para todos”, garante Jair Nandi.



Fotos Nayglon Goulart

Comments


bottom of page